Exposição de artes visuais e literatura do artista paraibano Flaw Mendes
Colecionador de Horizontes Vol 3, de Flaw Mendes. A exposição está em cartaz na Livraria do Luiz, organizada pela Galeria Valentim.
Aberta ao público até o dia 9 de junho, com visitação em horário comercial.
A beleza e expressividade da arte de Flaw Mendes tem chamado a atenção de escritores, intelectuais e demais artistas plásticos.
Segundo a professora Maria Emília Sardelich, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), as obras de Flaw Mendes, tem uma produção intimista. Ao visitar a mostra Maria Emília comentou: ““nos desafia a pensar como as palavras estruturam as imagens, tanto quanto as imagens são construídas com e a partir de palavras”. E destacou que o artista tem uma produção intimista. “Explora a delicadeza do papel, unindo, rompendo, sobrepondo, compondo e alargando um sútil vocabulário de imagens”.
Colecionador de Horizontes
A exposição Colecionador de Horizontes Volume 3, mostra 16 quadros construídos a partir de pesquisa de Flaw Mendes sobre a obra Menino de Engenho, de José Lins do Rego. Compostas como peças híbridas, que justapõem a palavra e a imagem.
O artista plástico William Macêdo, ao visitar a exposição destacou: “Pude perceber uma analogia de tempo, no momento que o artista se apropria de um livro do escritor José Lins e o transforma em arte contemporânea, dialogando com a nossa época presente”.
Flaw Mendes pensou na interação entre a literatura e as artes visuais, daí a escolha do local. O Espaço Arte da Livraria do Luiz. “Conversei com o curador do Espaço, o Augusto Moraes, imaginei exatamente esse diálogo entre escritores e artistas, integrando a palavra, a linha, a textura, as cores – uma hibridação que está na obra de Flaw Mendes e precisa ser vista e capturada também por escritores e seus públicos”, completa.
O artista
Flaudemir Sávio Sousa Mendes – “Flaw Mendes”. Artista plástico, ilustrador, design e poeta. Nasceu na cidade de Campina Grande, Paraíba, em 18 de novembro de 1981.
Autor de diversas capas de livros e CDs, e já ilustrou diversas histórias, fábulas e poemas de livros infantis.
O artista paraibano mistura a sua poética visual elementos da linguagem literária e desdobra por vários suportes e visualidades: intervenção urbana, site specific, videoarte, livrobjeto, história em quadrinhos, infogravuras entre outros.
“Sempre busco evidenciar a essência das coisas. Mantenho o compromisso pessoal de oferecer à ventura de quem contempla: o espanto, o encanto e o envolver-se no instante ao mesmo tempo”. Flaw Mendes
Serviço:
Livraria do Luiz
Praça 1817, 88 – Sala 1
Realização: Galeria Valentim (galeriavalentim.com.br)
Período: 20 de maio a 9 de junho de 2017
Contato: 83 –98805 2820
Com informações: Artmajeur / Wscom