Cientistas encontraram sinais de vida em uma das ilhas mais novas do mundo
Extraoficialmente conhecido como Hunga Tonga-Hunga Ha’apai, a ilha está localizada no reino de Tonga, e já está cultivando plantas com flores cor-de-rosa, pássaros fulvos e até mesmo corujas.
Tonga é composta por mais de 170 ilhas no Oceano Pacífico, a leste da Austrália.
Uma equipe da Associação de Educação do Mar e da Nasa visitou a pequena massa de terra. Anteriormente eles mantinham vigilância por meio de imagens de satélite.
Como a ilha foi formada?
Hunga Tonga-Hunga Ha’apai – em homenagem às duas ilhas em que está aninhado – nasceu em dezembro de 2014 depois que um vulcão submarino entrou em erupção, enviando uma corrente de vapor, cinzas e rochas para o ar.
Quando as cinzas finalmente se assentaram, interagiram com a água do mar e solidificaram. Um mês depois, a nova ilha foi formada.
Não é incomum que as erupções vulcânicas submarinas formem pequenas ilhas, mas elas geralmente têm períodos de vida mais curtos. Hunga Tonga-Hunga Ha’apai é um dos apenas três a surgir nos últimos 150 anos que duraram mais do que alguns meses.
“Nesse caso, as cinzas pareciam ter uma reação química com a água do mar que permitia que ela se solidificasse mais do que usualmente”, disse o vulcanologista Jess Phoenix.
Ela compara a ilha a Surtsey, uma ilha na Islândia que foi formada de maneira semelhante nos anos 60, e ainda está por aí hoje.
Quando chegaram lá, o que os cientistas descobriram?
O pesquisador da Nasa, Dan Slayback, estava entre os que visitaram a ilha em outubro e disse que eles “são como crianças em idade escolar”.
Ele encontrou uma massa de barro pegajosa de cor clara na massa vulcânica – algo que o deixou mistificado.
“Nós realmente não sabíamos o que era e ainda estou um pouco confuso de onde está vindo”, disse Slayback em um post recente no blog da Nasa.
Segundo a sra. Phoenix, a vida animal e vegetal é mais fácil de explicar.
“Não é de todo surpreendente que haja vegetação crescendo”, disse ela. “É provável que tenha sido transportado por animais – provavelmente através de excrementos de pássaros – e a terra vulcânica é bastante fértil”.
Os animais provavelmente vieram das ilhas vizinhas, acrescentou ela.
Quanto tempo dura a ilha?
A Nasa previu em 2017 que a ilha poderia durar entre seis e 30 anos. Mas Slayback não foi tão otimista depois de visitar, dizendo que a ilha estava se desgastando mais rápido do que o previsto.
“Nós realmente temos um tempo limitado com Hunga Tonga-Hunga Ha’apai”, disse a vulcanologista Phoenix.
“Parece que a chuva está tendo um impacto na erosão, então, se houver chuva contínua, há uma chance real de que só esteja lá por uma década. Mas é difícil dizer: se tivermos sorte, poderemos estar lá por mais tempo.”
Apesar disso, o fato de a ilha existir é um “grande negócio”, diz ela. “Nós só tivemos uma chance de ver uma ilha como esta desde que nós tivemos imagens de satélite modernas. É um vulcão fascinante”, concluiu.
Com informações: BBC News