Semana Cultural José Lins do Rego celebra os 116 anos do escritor em Pilar
Um dos maiores ficcionistas da língua portuguesa, se estivesse vivo, completaria 116 anos em 2017. Para celebrar a data, a cidade de Pilar promove a Semana Cultural José Lins do Rego, de 29 de maio a 4 de junho. São sete dias de muita literatura, música, dança, cinema, artes plásticas, artesanato, teatro, poesia, gastronomia e homenagens.
A abertura do evento, nesta segunda-feira (29) é será feita com a Marcha da Cultura. Além de convidados, participam professores e alunos de escolas municipais de Pilar e de regiões vizinhas. A programação segue com apresentações musicais e feiras de artesanato e gastronomia.
Entre os lançamentos literários programados para o evento está a obra “José Lins do Rego em Quadrinhos”, de autoria do paraibano Iranilson Buriti, na terça-feira (30). O livro tem roteiro do escritor e ilustrações de Megaron Xavier. A publicação conta os principais episódios da vida do autor pilarense, com linguagem voltada para crianças e jovens.
A poesia está presente no evento com o recital de poetas pilarenses, na quinta-feira (1) e sarau poético promovido pela Academia de Cordel do Vale do Paraíba, com a participação da atriz paraibana Zezita Matos, no sábado (3).
A Semana Cultural José Lins do Rego também conta com a cantoria do poeta Oliveira de Panelas. O repentista se apresenta em praça pública, no dia 2 junho, no centro de Pilar, em frente a Fundação Menino de Engenho.
Para homenagear as personalidades atuantes na área cultural do município será entregue a Comenda José Lins do Rego. Um dos homenageados é o músico José Cosmo de Souza. Ele é autor da música do Hino Oficial de Pilar e de muitas outras composições. Ainda recebem a honraria o jornalista Frutuoso Chaves, o artista plástico Del Pilar Palácio e o poeta Antonio Costta.
No encerramento, além das homenagens está agendado os lançamentos dos livros “Do mar arriba as maravilhas da Paraíba”, do poeta e escritor Orlando Otávio e “Pensamentos de um Poeta”, do autor Antonio Costta, entre outras atividades.
A Semana Cultural José Lins do Rego é organizada pela Prefeitura Municipal de Pilar, em parceria com a Fundação Menino de Engenho, Sebrae, Câmara Municipal de Pilar e Engenho Corredor.
José Lins do Rego
O escritor José Lins do Rego Cavalcanti nasceu no engenho Corredor, no município de Pilar, na Paraíba, no dia 3 de julho de 1901. Era filho de fazendeiros e com a morte da mãe, passou a ser criado pelo avô, num engenho de açúcar.
O romancista e jornalista é autor de livros como Menino de Engenho, Banguê, Usina, Pedra bonita, Fogo Morto, Cangaceiros, entre outras obras. É patrono da Academia Paraibana de Letras. Foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras, para a cadeira 25. O escritor faleceu no Rio de Janeiro, no dia 12 de setembro de 1957.
“Não gosto de trabalhar, não fumo, durmo com muitos sonos e já escrevi 11 romances. Se chove, tenho saudades do sol; se faz calor, tenho saudades da chuva. Vou ao futebol, e sofro como um pobre-diabo. Jogo tênis, pessimamente, e daria tudo para ver o meu clube campeão de tudo. Temo os poderes de Deus, e fui devoto de Nossa Senhora da Conceição. Enfim, literato da cabeça aos pés, amigo dos meus amigos e capaz de tudo se me pisarem nos calos. Perco então a cabeça e fico ridículo. Afinal de contas, sou um homem como os outros e Deus permita que assim continue”, definia-se José Lins do Rego.
Confira a programação completa:
Dia 29/05 (segunda-feira)
15h – Marcha da Cultura: Sai da Praça 31 de março (de frente ao Fórum) até a Fundação Menino de Engenho;
16h – Hasteamento das bandeiras e hinos;
16h – Apresentação de Bandas fanfarras e marciais;
17h – Feira de artes plásticas, artesanato e gastronomia na Praça José Lins do Rego;
19h – Cinema na Praça José Lins do Rego;
20h – Forró pé de Serra na praça José Lins do Rego.
Dia 30/05 (terça-feira)
14h – Lançamento do livro “José Lins do Rego em Quadrinhos de Iranilson Buriti e Megaron Xavier;
15h – Palestra sobre José Lins do Rego com o poeta Damião Ramos Cavalcanti;
16h às 21h – Feira de artes plásticas, artesanato e gastronomia na Praça José Lins do Rego;
16h – Amostra do acervo Zé Ribeiro na Fundação Menino de Engenho;
17h – Apresentação de grupo de capoeira na praça José Lins do Rego;
19h – Cinema na Praça José Lins do Rego;
20h – Ciranda com Raminho Cirandeiro.
Dia 31/05 (quarta-feira)
16h às 21h – Feira de artes plásticas, artesanato e gastronomia na Praça José Lins do Rego;
18h – Xaxado Moleque Ricardo na Praça José Lins do Rego;
19h – Cinema na Praça José Lins do Rego;
21h – Apresentação musical com Zé Cosmo e Sinval.
Dia 01/06 (quinta-feira)
16h às 21h – Feira de artes plásticas, artesanato e gastronomia na Praça José Lins do Rego;
18h – Apresentação dos Familiares LINS no coreto da Praça José Lins do Rego;
19h – Recital de poesias com poetas pilarenses no coreto da Praça José Lins do Rego;
20h – Peça teatral com alunos do Colégio José Lins do Rego em frente a Fundação Menino de Engenho;
21h – Quadrilha Junina Coronel Zé Lins na Praça José Lins do Rego.
Dia 02/06 (sexta-feira)
16h às 21h – Feira de artes plásticas, artesanato e gastronomia na Praça José Lins do Rego;
19h – Show com o Poeta Oliveira de Panelas em frente a Fundação Menino de Engenho;
21h – Apresentação da Quadrilha Junina Ação na Praça José Lins do Rego;
22h – Forró pé de Serra na Praça José Lins do Rego.
Dia 03/06 (sábado)
16h às 21h – Feira de artes plásticas, artesanato e gastronomia na Praça José Lins do Rego;
19h30 – Plenária Festiva da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, com participação especial da atriz Zezita Matos e lançamento do cordel Menino de Engenho, do poeta Janduí Dantas, no Espaço Social (antigo Clube de Pilar).
Dia 04/06 (domingo)
9h – Desfile de carros antigos e os Motoqueiros da Rota da Fuga, no Centro da Cidade, concentrando-se em volta da Praça José Lins do Rego;
15h – Entrega da Comenda José Lins do Rego ao músico José Cosmo de Souza, ao jornalista Frutuoso Chaves, ao artista plástico Del Pilar Palácio e ao poeta Antonio Costta, na Câmara Municipal;
16h – Lançamentos dos livros “Pensamentos de um Poeta” do poeta e escritor Antonio Costta, e “Do mar arriba as maravilhas da Paraíba” do poeta e escritor Orlando Otávio;
19h – Feira de artes plásticas, artesanato e gastronomia na Praça José Lins do Rego;
21h – Ciranda com Seu Luiz Félix na praça José Lins do Rego.
Com informações: PilarPB / Secretaria de Cultura de Pilar / EBiografia / Templo Cultural Delfos