Fazer aulas de artes leva a melhor desempenho acadêmico, aponta estudo
Um novo estudo realizado pelo Centro de Pesquisas de Artes da Universidade George Mason e publicado na revista Psicologia da Estética, Criatividade e Artes encontrou uma ligação entre os cursos eletivos de artes na música, dança, artes visuais e teatro, e melhores notas no ensino médio.
O estudo, liderado por Adam Winsler, professor de psicologia aplicada ao desenvolvimento, seguiu uma amostra grande e diversificada de crianças pré-escolares até completarem a sexta, sétima e oitava séries.
A amostra incluiu um grupo de 31.331 estudantes, dos quais 61 por cento eram latinos, 31 por cento eram negros, 55 por cento eram estudantes de inglês e 81 por cento recebiam almoço grátis ou reduzido.
Prontidão escolar
De acordo com as informações, os pesquisadores avaliaram a prontidão escolar durante o pré-K e usaram dados de escolas públicas de arquivo durante o ensino médio.
“Houve duas perguntas que este estudo foi projetado para responder”, disse Winsler. “Uma é, como as crianças que escolhem as artes do ensino médio são diferentes das que não têm, e descobrimos que elas eram muito diferentes, elas eram mais favorecidas, mesmo sete anos antes.”
Winsler disse que os estudantes que são expostos às artes no ensino médio tendem a vir de famílias de renda mais alta com ambos os pais na casa. Os alunos também tendiam a se sair melhor no ensino fundamental e tinham linguagem cognitiva e habilidades sociais cognitivas mais fortes aos 4 anos de idade.
“A segunda pergunta que estávamos tentando responder é que, uma vez que você controle estatisticamente todas as formas que os artistas tomam são diferentes das que não são artistas, é a adoção dessas artes no ensino médio associada a resultados acadêmicos posteriores”, disse Winsler.
Ligação
A resposta, disse Winsler, é sim. Winsler comentou que sua pesquisa descobriu que, quando todas as variáveis são contabilizadas, a matrícula nas artes parece estar ligada a um melhor desempenho acadêmico, no mesmo ano e anos posteriores.
Os benefícios das artes não são um assunto novo de discussão, mas Winsler disse que, como programas de artes estão sendo cortados nas escolas, é importante apoiar essas afirmações com dados sólidos e, até agora, os estudos têm sido em grande parte estudos correlacionais simples que podem fornecer evidências de que as artes realmente causam os melhores resultados acadêmicos.
“Embora se acredite amplamente que as artes tenham todos os tipos de benefícios positivos para as crianças, a pesquisa na qual isso se baseia tem sido bastante fraca no passado”, disse Winsler.
O estudo de Winsler, embora ainda correlacional, é grande, longitudinal e controla bem as diferenças pré-existentes entre estudantes de artes e não-artes.
O centro de pesquisa também publicará em breve pesquisas que examinarão mais de perto formas específicas de arte, como música, dança e artes visuais. Com financiamento adicional do National Endowment for the Arts.
Adam Winsler também declarou que fará o acompanhamento com os alunos durante o ensino médio.
Com informações: George Mason University / Science Daily