Artista de Araraquara cria grafite para ajudar quem tem miopia e não enxerga de longe

Arte mais acessível. O grafiteiro Gabriel da Silva, o Gakrya, de Araraquara (SP), criou um grafite feito em pixel para facilitar a vida de quem tem problemas de vista.

Os quadradinhos vistos de perto não mostram muita coisa, mas para quem é míope e está longe do painel, a obra é incontestável.

Gakrya, tem seis graus de miopia e sempre lidou com as dificuldades de visão. Para garantir que as pessoas com o mesmo problema pudessem enxergar os detalhes e os limites de uma imagem, ele passou a pintar painéis pela cidade com quadradinhos, como se fossem pixels de imagens computadorizadas.

“Eu tive uma sacada que várias coisas não tinham proporção para o míope ver de longe e eu busquei isso de mim também. Fazia testes tirando a lente de contato, colocando a lente para ver da dimensão de uma pessoa que está de fora, passando ali e vendo a arte”, disse.

O grafiteiro Gabriel da Silva testou o efeito colocando e tirando a lente de contato. Foto: Felipe Lazzarotto | EPTV
Técnica é testada e aprovada por pessoas com o mesmo problema de visão. Foto: Felipe Lazzarotto | EPTV

Os testes feitos a partir da própria limitação foram positivos. Segundo a bombeira civil Ariana Fadel Guimarães, que também tem seis graus de miopia, a técnica funciona.

“Sem óculos você não enxerga nada e com óculos você enxerga, [é assim] com qualquer outra imagem. Essa não. Com e sem [óculos] é a mesma imagem”.

Efeito confirmado pelo estudante Domingos Raimundo Neto. Essa é a primeira vez que ele vê uma arte como essa e se sente importante.

“É a primeira vez que eu consegui enxergar com nitidez sem o óculos. Na minha opinião acho que o mundo deveria ser assim. Muito bom o trabalho. É bom saber que tem gente que ainda pensa em nós”, disse.

O sonho

Arte de Gabriel da Silva, o Gakrya. Foto: Felipe Lazzarotto | EPTV

O grafiteiro já pintou painéis por toda a cidade, mas seu sonho é levar a arte para o mundo e espalhar o poder das obras para mais pessoas possíveis.

“As pessoas às vezes estão de mau humor, passam pelo mural e tem uma interpretação legal, tem um dia a dia bom. A ideia é levar a arte onde está cinza, colorir tudo”, disse.

Imagens são desenhadas em quadradinhos. Foto: Felipe Lazzarotto | EPTV
Foto/Imagem destacada. Efeito do pixel ajuda na ‘leitura’ da imagem de pessoas míopes. Foto: Felipe Lazzarotto | EPTV


Com informações: G1 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.