Paletes feitos de casca de coco: poupando árvores, gerando renda

O fruto do coco é tão requintado quanto lucrativo. No item decoração artística o palete é reaproveitado para a produção de tapetes até copos de cordas. 

Imagine um palete que ganha nova vida útil desde sua origem. A empresa holandesa, CocoPallet, inspirou-se numa técnica indonésia primitiva de reaproveitamento da casca de coco e criou paletes duráveis, resistentes ao fogo e feitos a partir de cascas de coco.

O conceito foi desenvolvido em uma parceria da CocoPallet com a Universidade de Wageningen, ambas instituições holandesas. Eles usam uma macromolécula chamada lignina como aglutinante natural, de forma que não há necessidade de resinas sintéticas, como as usadas normalmente em paletes de madeira.

Biodegradável

O processo de fabricação também é livre de pesticidas, aditivos e o resultado disso é um palete biodegradável. Isso significa que apesar de ser feito para exportação, quando ele estiver desgastado e sem uso, pode ser triturado, reciclado ou compostado. Inclusive, a companhia está desenvolvendo maneiras de usar os paletes como fertilizantes para o solo.  

De acordo com a CocoPallet, cerca de 1.7 bilhões de paletes de madeira são produzidos anualmente, causando o uso desnecessário de aproximadamente 200 milhões de árvores por ano. Essas árvores podem ser poupadas com a solução.

© CocoPallet

“Compramos a casca de coco dos agricultores, criando uma renda extra na base da pirâmide. Os fazendeiros param de queimar as cascas de coco, o que reduz a poluição do ar. Nossos CocoPallets substituem os paletes de madeira e menos árvores precisam ser cortadas para esse fim”, explica a empresa.

Sem perder a qualidade de resistência, os paletes de coco também ocupam menos espaço, sendo mais compactos. Uma pilha de 20 paletes ecológicos mede cerca de 0,75m de altura, enquanto uma pilha de 20 paletes normais mede 2,70m. 

A empresa usa biomimética (estudo das estruturas biológicas) em seus projetos. “A ideia central é que a natureza já resolveu muitos dos problemas com os quais estamos lutando. Animais, plantas e micróbios são os engenheiros mais inteligentes no desenvolvimento de estruturas, superfícies, processos”, explica a companhia em seu site.

© CocoPallet

Os fabricantes buscam criar produtos sustentáveis ​​e competitivos em termos de preços, além de garantir características essenciais como a resistência mecânica e o cumprimento de suas funções. A diferença em seu preço deve-se, entre outras coisas, ao fato de que eles usam um ligante natural em vez de uma resina sintética cara.

Entre suas características incluem regulamentos ISPM-15 , Tratado de medidas internacional  fitossanitário (prevenção e cura de doenças de plantas ou a eles referenciados), que visa a evitar a propagação de pragas e doenças entre os países , através da utilização de embalagens de madeira especialmente tratadas.

Eles estão atualmente arrecadando fundos para a produção de paletes com a intenção de entregá-los em 2020, além de outros projetos.

Também estão explorando e desenvolvendo maneiras de usar as paletes de exportação “CocoPallet” como envasamento do solo com a intenção de melhorar o solo. Para tanto fecharam suas instalações de teste para levantar fundos e encontrar parceiros locais para a construção de uma série de fábricas “CocoPallet”. Está previsto que, no final do ano seguinte, sejam entregues grandes volumes.

© CocoPallet

Com informações: Ciclo Vivo / Genial.guru / CocoPallet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.