Dia da Terra: incríveis imagens da NASA mostram a Terra de cima

Abril, 22. A NASA celebrando o Dia da Terra compartilhou algumas fotos incríveis da Terra de satélites, aeronaves e missões do espaço profundo. Confira algumas imagens. Lindas demais!

O “olho do Saara”

Imagem: © NASA)

De uma altitude de 255 milhas, um tripulante da Expedição 59 fotografou a Estrutura de Richat, ou o “Olho do Saara”, no noroeste da Mauritânia.

Montanhas geladas na Antártida

Imagem: © Michael Studinger | NASA

Enquanto a NASA é mais conhecida por suas missões espaciais, a agência também dedica seu tempo e recursos para estudar o planeta Terra. A operação IceBridge monitora o gelo polar voando aviões de pesquisa sobre o Ártico e a Antártida. 

Esta imagem (acima) foi tirada do laboratório aerotransportado da NASA P-3 em 27 de novembro de 2013, quando a aeronave voou pelo Monte Feather, parte das Montanhas Transantárticas que correm de leste a oeste através da Antártida. 

Lago Superior e Lago Michigan

Imagem: © NASA

O Lago Superior e o Lago Michigan estão cercados pelo terreno nublado e congelado do continente norte-americano.

Nuvem de “bigorna” sobre a África

Imagem: © NASA

Pairando acima de uma camada de nuvens fofas e parecidas com pipocas sobre a África, há uma grande nuvem cumulonimbus, que parece uma enorme prateleira de vapor de água. 

Esta imagem foi capturada por um tripulante da Expedição 16 da Estação Espacial Internacional. Devido à sua forma, esse tipo de formação de nuvens é geralmente chamado de “nuvem de bigorna”.

Gelo do mar robusto

Imagem: © Sistema de Mapeamento Digital | NASA

Uma foto aérea capturada durante a Operação IceBridge da NASA em 5 de novembro de 2014 mostra a distribuição de gelo no Mar de Bellingshausen, localizado no lado oeste da Península Antártica. 

“O bloco de gelo no lado direito da imagem é mais antigo, mais grosso e já foi anexado à camada de gelo da Antártida”, disseram autoridades da NASA em um comunicado

“No momento em que essa imagem foi adquirida, no entanto, o gelo se quebrou para formar um iceberg.”

Rub ‘al Khali

Imagem: © NASA / GSFC / METI / ERSDAC / JAROS, e equipe de ciência ASTER dos EUA | Japão

O satélite Terra da NASA capturou essas características onduladas brilhando no deserto de Rub ‘al Khali em 5 de dezembro de 2005.

Este é um dos maiores desertos arenosos do mundo, e cobre cerca de um terço da Península Arábica, incluindo Omã, Iêmen e Emirados Árabes Unidos.

As Bahamas

Imagem: © NASA

Como as águas azul turquesa do Mar do Caribe fluem entre esta cadeia de ilhas, a água ganha um tom de azul ainda mais escuro nas partes mais profundas dos canais. 

Esta foto (acima) mostra algumas ilhotas pequenas no distrito de Exuma, nas Bahamas, e foi tirada por um astronauta da Expedição 44 na Estação Espacial Internacional em 19 de julho de 2015.

Esforços de conservação vistos do espaço

Imagem: © NASA | USGS

Aquele pico nevado que se ergue sobre o gramado é o Monte Taranaki, um estratovulcão na Ilha Norte da Nova Zelândia, em uma área protegida conhecida como Parque Nacional de Egmont. A área protegida da floresta tem um tom mais escuro de verde do que as terras de pastagem ao redor. Essa visão foi capturada pelo satélite de observação da Terra Landsat 8 da NASA em 3 de julho de 2014.

“Black Marble”

Imagem: © NASA Earth Observatory. Foto de Joshua Stevens, usando os dados da NPI VIVI de Suomi, de Miguel Román, Centro Goddard de Voos Espaciais da NASA

A Terra se parece com um “mármore preto” brilhante nesta visão de disco completo do satélite da Parceria Polar espacial da NASA-NOAA (NPP) da NASA. 

A visão da Terra de Marte

Imagem: © JPL-Caltech / Universidade do Arizona | NASA

Em uma foto do Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA, a Terra e a Lua parecem pequenos crescentes no céu noturno. 

A MRO capturou esta imagem histórica em 3 de outubro de 2007, quando o Planeta Vermelho estava a cerca de 142 milhões de quilômetros da Terra.

“O dia em que a terra sorriu”

Image: © JPL-Caltech/Space Science Institute | NASA

Esta é uma foto dos anéis de Saturno. Mas se você olhar bem de perto, você pode ver a Terra e a lua aqui também.

A sonda Cassini da NASA tirou esta foto de longa distância da Terra de 898 milhões de milhas (1,44 bilhão de quilômetros) em 19 de julho de 2013. 

Earthrise 2.0

Imagem: © Goddard / Universidade Estadual do Arizona | NASA

Quase 50 anos depois que os astronautas da Apollo 8 tiraram da lua as famosas ” Earthrise ” fotos da Terra, a Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA recriou a bela vista dos astronautas da Terra com esta visão composta. 

Quer ver a coleção de fotos da NASA Celebrando o Dia da Terra? Clique AQUI


Com informações: Space / NASA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.