Trilha para pessoas com deficiência física e visual é inaugurada no Chile
O Chile inaugurou a primeira parte de uma trilha inclusiva na cidade de Temuco, em pleno Cerro Ñielol (também conhecido como Parque Nacional de Turismo Cerro Ñielol), a aproximadamente 670 quilômetros de Santiago.
O projeto foi viabilizado pela Corporación Nacional Forestal do Chile (CONAF) e apresenta uma trilha 100% natural, que poderá ser percorrida por pessoas com deficiência visual e física. Inicialmente, o trecho conta com 200 metros e foi apelidado de “Los Copihues“, uma homenagem ao copihue, ou lapageria rosa, a flor nacional do Chile.
“Terapia dos bosques”
O trajeto também vai servir como uma espécie de “terapia dos bosques”, já que além do percurso em meio à natureza, os participantes poderão realizar atividades sensoriais, como tocar a copa das árvores, sentir a textura das flores, ouvir o canto dos pássaros, ficar em silêncio sentindo a natureza e contemplar as belezas naturais da região.
Com uma visitação anual de mais de 33.000 visitantes, a administração do parque espera atrair ainda mais pessoas e inaugurar outros trechos, para que todos possam ter acesso às belezas do local, assim como em outras regiões do país. “Por enquanto, temos 5 trilhas inclusivas: três neste parque, outra no Parque Nacional de Huerquehue e a última no Parque Nacional de Tolhuaca”, explicou o diretor do CONAF, Julio Figueiroa.
O Cerro Ñielol apresenta uma exuberante natureza, repleto de florestas com variadas espécies de plantas, animais endêmicos da região e uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade de Temuco. O acesso à recém-inaugurada trilha Los Copihues é gratuito para pessoas com deficiência e seus acompanhantes.
Com informações: Guia Viajar Melhor