Abertas inscrições para o prêmio de Jornalismo Científico do Mercosul

Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (Recyt) abriu as inscrições para o 3º Prêmio de Jornalismo Científico do Mercosul. Podem participar trabalhos jornalísticos escritos e fotográficos de profissionais de países membros e associados ao Mercosul. O tema deste ano é Indústria 4.0 e o prazo de inscrições termina em 15 de outubro.

A premiação conta com três categorias: Escrita Júnior, para estudantes de jornalismo, Escrita Profissional e Fotográfica. Os trabalhos devem abordar pelo menos um dos temas: inovação, tecnologias disruptivas e novos modelos de negócio; agricultura 4.0; manufatura avançada e futuro do trabalho. Serão premiados os três primeiros lugares de cada categoria.

O objetivo do prêmio é promover o jornalismo científico nos países do Mercosul, além de estimular uma maior presença da ciência e tecnologia nos meios de comunicação. No ano passado, as matérias brasileiras “Vida Longa ao Leite”, de Pamela Carbonari, e “Examinando a vacina contra febre amarela”, de Carlos Fioravanti, foram respectivamente o segundo e o terceiro lugar na categoria escrita profissional. O país também ficou em terceiro na categoria fotográfica, com o trabalho “O Lixo é vida”, de Suammy Saiuri Martins.

Jornalismo Científico do Mercosul

O prêmio foi criado em 2015 e é uma iniciativa da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (Recyt) e dos organismos de ciência e tecnologia dos países membros e associados ao Mercosul.

É organizado pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Paraguai, com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura Oficina Regional de Ciências (Unesco).

Os resultados estão previstos para serem divulgados em 31 de outubro. Para mais informações e o regulamento completo, acesse o site ou envie e-mail para periodismocientificomercosur@conacyt.gov.py.


Com informações: Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.