Veja os novos designs de telhados ecológicos para a Catedral de Notre Dame
A Catedral de Notre Dame vai ganhar um novo telhado, com Pináculo de vidro movido a energia solar. Vários arquitetos apresentaram designs para dar nova vida ao prédio.
No mês passado, legisladores franceses anunciaram que estariam realizando uma competição internacional de design sobre como a catedral deveria ser reconstruída.
A empresa de arquitetura francesa Vincent Callebaut divulgou recentemente suas próprias idéias para a reconstrução da catedral – e as agências de notícias estão maravilhadas com os novos projetos ecológicos.
O projeto de cobertura Palingenesis, que significa “renascimento” ou “regeneração” em grego, possui uma enorme torre envidraçada e sistema de estufa que geraria energia limpa para a catedral.
“Através da solidariedade energética com o corpo do monumento histórico, o enxerto de vitral gótico contemporâneo tridimensional produz toda a eletricidade, calor e ventilação passiva que a catedral pode exigir, combinando sistemas passivos e energias renováveis avançadas”, disse a empresa, em um comunicado de imprensa.
“A nova armação de madeira é coberta por um vestido de cristal tridimensional subdividido em elementos facetados em forma de diamante. Estes cristais consistem em uma camada ativa orgânica, composta de carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, que absorve a luz e a transforma em energia. Essa energia, armazenada em células a combustível de hidrogênio, será diretamente redistribuída por toda a catedral.”
“Para evitar qualquer efeito estufa, essas escamas cristalinas se abrem na parte inferior da armação ao longo do acroterion da nave e do transepto, criando um fluxo de ar natural em direção ao topo da torre que imita uma chaminé movida pelo vento.”
Além disso, o telhado poderia suportar uma nova fruta e produzir um jardim que poderia ser gerenciado por funcionários da catedral ou por trabalhadores beneficentes.
“Até 21 toneladas de frutas e vegetais podem ser colhidas e distribuídas diretamente gratuitamente a cada ano”, disse a empresa. “Para esse fim, um mercado de agricultores seria realizado todas as semanas no pátio de Notre Dame.”
Apesar da óbvia inovação por trás de suas plantas, a Callebaut não é a única empresa que adotou uma abordagem ecologicamente correta em seus projetos.
Representantes da Summum Architecture disseram à Fast Company que esperam reconstruir o telhado como um santuário para pássaros e insetos em risco de extinção, que seriam excluídos do público.
O Studio Nab, por outro lado, quer construir uma estufa que abrigasse as colmeias como uma homenagem às 180 mil abelhas que sobreviveram ao incêndio de Notre Dame. O santuário polinizador também serviria como um centro educacional para o público.
Com informações: GNN