Cientistas descobrem proteínas que regeneram membros amputados em animais

Um par de proteínas pode ajudar a regenerar membros amputados. O estudo com a constatação foi feito por cientistas da Universidade do Texas (EUA) e publicada na revista Nature. ​​​​

Quando aplicada a dedos amputados de ratos, as proteínas encorajaram o crescimento ósseo e articular. O time de pesquisadores já tinha informações, adquiridas em outro estudo, que a proteína BMP2 poderia ajudar a aumentar a proliferação de condrócitos, células do recido cartilaginoso, na região amputada. 

Para investigar mais, a equipe resolveu estudar outra proteína do crescimento ósseo, a BMP9, que, segundo eles, seria essencial na construção de juntas. Eles aplicaram a proteína em ratos que tiveram dedos amputados. Depois de três dias, mais de 60% dos ossos do toco formavam uma camada de cartilagem, como ocorre nas articulações.

Estudo transformacional

Os autores verificaram que o resultado foi mais eficaz quando a equipe tratou primeiro as feridas com BMP2 e aplicaram a BMP9 uma semana depois. Não só o tecido ósseo se regenerou, como também houve formação tecidos articulares. “Nosso estudo é transformacional”, diz Ken Muneoka, um dos autores do estudo. 

Muneoka ressalta ainda que, embora os mamíferos não possam regenerar parte dos corpos, existem células que sabem como fazer isso. Ele ressalta ainda que está otimista com as descobertas, já que a estrutura esquelética dos animais é semelhante a dos humanos.


Com informações: Uol 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.