Uma escola inteira começou a aprender a língua de sinais para dar as boas-vindas ao seu primeiro aluno surdo
Dayton Consolidated School, no Maine. Um estudante inspirou uma grande mudança no currículo. Morey Belanger, um kindergartener de 6 anos de idade, é o primeiro aluno surdo da escola. Para fazê-la se sentir bem-vinda, a escola abraçou a oportunidade de ensinar a todos os alunos alguma língua de sinais.
Os cartazes em linguagem de sinais agora se alinham nas paredes dos corredores e os alunos aprenderam como assinar mais de 20 palavras, incluindo cores, letras e palavras relacionadas à escola.
“Morey – mesmo sem saber – nos ensinou muito”, disse a diretora da escola Kimberly Sampietro. “Ela trouxe uma cultura para o nosso prédio que não tínhamos antes.”
A escola instalou um sistema de assistência auditiva e implementou treinamento extra para incorporar a linguagem de sinais em todas as salas de aula, incluindo disciplinas básicas, música e aula de informática. Sampietro disse que muitos professores também começaram a usar seu tempo livre para assistir a vídeos em linguagem de sinais e ler livros sobre educação especial.
A turma do jardim de infância também está recebendo ajuda de Morey.
“Morey ajudou todos eles a aprender o alfabeto”, disse Sampietro. “As crianças realmente a abraçaram. Elas olham para ela, elas a querem por perto e querem fazer parceria com ela.”
A mãe de Morey, Shannon Belanger, disse que sua família ficou impressionada com o grau de apoio da escola.
“Eu absolutamente sinto que faz com que ela se sinta bem-vinda”, disse Belanger. “Acho que todas as crianças se sentem animadas por saberem outra língua e acho que elas acham divertido”.
Para celebrar o trabalho duro dos alunos, a escola convidou uma princesa da vida real que conhece a linguagem de sinais para falar com os alunos esta semana.
“Queríamos mostrar aos nossos alunos que isso não é algo que eles só podem falar com Morey”, disse o diretor Sampietro, que disse que a maioria dos estudantes em sua escola rural no Maine não encontrou muitas pessoas com deficiência auditiva. “Queríamos mostrar a eles que a assinatura acontece em todos os tipos de configurações”.
A mãe de Morey disse que ama a arte e se apresenta. Então, quando Cinderela veio cantar para todo o ensino fundamental, ela ajudou com o canto e a assinatura, é claro.
Com informações: CNN