Vacina contra a gripe é liberada para toda a população brasileira
A partir de hoje (5) a vacina contra a gripe está disponível gratuitamente para toda a população brasileira.
A imunização contra a gripe protege contra os três sorotipos do vírus da gripe H1N1 e H3N2 e Influenza B. A vacina é segura e apenas pessoas que têm alergia ao ovo devem procurar o médico para orientações.
De acordo com o ministério da saúde, a medida foi tomada porque, mesmo com a prorrogação da campanha de vacinação, ainda sobraram 10 milhões de doses de um montante de 60 milhões adquiridas.
A meta do governo era imunizar 54 milhões de pessoas, que representam 90% da população considerada de risco para complicações por gripe. Porém, até o momento, somente 41,3 milhões ou 76,7% do público-alvo foram vacinados.
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse em nota:
“Neste ano, tivemos poucos casos por influenza devido à baixa circulação do vírus. Em consequência disso, o público-alvo procurou menos os postos de saúde. No entanto, ainda há 10 milhões de doses de um montante de 60 milhões adquiridas. Para que não haja desperdício, já que estas vacinas só valem por um ano, decidimos estender a todas as faixas etárias, enquanto durarem os estoques”,
Até agora só podiam se vacinar na rede pública pessoas do chamado grupo de risco: idosos, professores, gestantes, crianças a partir dos seis meses e menores de 5 anos de idade, trabalhadores de saúde, povos indígenas, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.
O Ministério da saúde informou ainda que cada secretaria estadual de saúde terá autonomia para definir se libera ou não a vacinação para todas as faixas etárias.
Vacina da gripe disponível para a população em 15 estados e no Distrito Federal
Tecnicamente só 15 estados e o Distrito Federal confirmaram que darão a vacina da gripe de graça a partir desta segunda-feira: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Maranhão, Rondônia, além do Distrito Federal.
Entretanto na cidade do Rio de Janeiro, a vacinação ainda não estava disponível nesta segunda-feira. A Secretaria Municipal de Saúde afirmou que ainda não tinha sido notificada sobre a decisão pela Secretaria Estadual de Saúde.
Em Aracaju (SE), a secretaria municipal informou que, por enquanto, apenas o grupo prioritário está sendo vacinado.
No Mato Grosso do Sul, os postos já tinham fila nesta segunda.
Cinco estados decidiram que não vão liberar a vacina pelo SUS:
• Alagoas
• Amapá
• Ceará
• Pernambuco
• São Paulo
Em outros 7 estados a situação continua indefinida, por causa de burocracias:
Amazonas, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Tocantins.
Paraíba: Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, a ampliação depende de uma análise técnica que vai ser realizada em parceria com os municípios.
Não houve confirmação dos Estados de Rondônia e Sergipe.
Com informações: Agência Brasil / G1