Desbravando a Amazônia: poesia, sabores e turismo
Porto Velho recebeu três maravilhosas escritoras do Rio de Janeiro
Juçara Valverde, gaúcha-carioca, médica, cirurgiã-geral, Vice-presidente da União Brasileira de Escritores (UBE-RJ), e da Academia Brasileira de Médicos Escritores (ABRAMES). Obras publicadas: dez de poesia; dois em prosa; nove infantis. Coautora em cinco livros. Organizadora de 22 Antologias, em prosa e verso. Aldravias a cinco vozes – coautora, e sua edição em espanhol, Aldabas a Cinco Voces.
Angela Guerra, carioca da gema, professora-mestra de Língua Inglesa, Diretora Cultural da Federação das Academias de Letras e Artes do Rio de Janeiro (FALARJ), representando, também a Associação das Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB-RJ). Obras publicadas: Vinho e Rosas, poemas doces, com um toque de acidez e alguns espinhos; Meu jardim de trovas; Poemas e Muito mais, além de 3 infantis.
As nobres escritoras estiveram pela primeira vez, em Rondônia, visitando Porto Velho, por ocasião da inauguração da estrela de Ana Maria Tourinho, paraense-carioca, na Calçada das Estrelas do Rio Madeira, Confraria Buraco do Candiru, no seu 3º aniversário, por iniciativa de Marcus Vinicius Danin, que reúne nesse espaço, rotineiramente, a nata intelectual, cultural e artística da cidade.
Obras da escritora Ana Maria Tourinho: Pérolas & pimentas; Desfolhando aldravias.
Na ocasião, Adaídes Batista dos Santos, o Dadá, Lito Casara, Nicodemos Alves e Silvio Persivo, juntam-se à escritora Ana Maria Tourinho, nessa nova constelação. Aliás, faz-se mister registrar os momentos mágicos musicais da noite durante o evento, cuja Abertura esteve a cargo de Anísio Gorayeb.
Apresentada pelo Dr. Samuel Castiel, anteriormente imortalizado, Ana Maria Tourinho, bióloga, geneticista, representante no Brasil da ALALS, Académie Luso-Suísse de Lettres et Arts, com sede em Genebra, na Suíça, além de ocupar cargos de diretoria em outras instituições no Rio de Janeiro, exultante por ser a primeira estrela feminina, mas, principalmente, por ser imortalizada, ao lado de seu amado sogro, Euro Tourinho, figura lendária e de destaque na sociedade local, convidou as amigas para prestigiá-la, ao que acederam, com o maior prazer.
As escritoras foram recebidas, com todo o carinho, na residência da família da Dra. Euma Tourinho, Juiza de Direito da Capital, e ciceroneadas pelo casal, Ana e Euderson Tourinho. Em seguida foram levadas a conhecer os principais pontos turísticos: passeio de barco pelo Rio Madeira, de Litorina, na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, o Parque das Caixas D’ Água, também aproveitaram e degustaram as iguarias da ambulante Nazaré: tacacá, vatapá e suco de cupuaçu. Conheceram os restaurantes San Gennaro e Casa do Tambaqui, além de provar os quitutes da Dra. Euma, que dá um show de culinária!. Também se deliciaram com os sabores da Sorveteria Dullim, e visitaram os membros da família Tourinho.
As ilustres visitantes também curtiram o agito da festa de aniversário da Diva!, elas fizeram compras no Mercado Municipal, encantaram-se com o artesanato indígena e o caprichado café da manhã – servido, com tapioquinhas diversas e mingaus regionais, como o de banana da terra, farinha de tapioca e outros.
O almoço de despedida das nobres escritoras foi na Chácara do Dr. Samuel Castiel, onde tiveram a oportunidade de se reunir com os ilustres escritores da Academia de Letras de Rondônia: boa comida, boas conversas, planos futuros – certamente, brotarão frutos e parcerias!
Na oportunidade Ana Maria Tourinho foi homenageada com lindos poemas:
Reflexos de uma Estrela
Juçara Valverde
Seu caminhar é longo
de Norte a Sul, do Sul ao Norte.
Paraense que ensinou, trabalhou
hoje, escreve, cria.
Gerencia tudo com empenho e arte.
Dedicada à família, seu Porto Seguro
usa o Amar como sua bandeira.
Conquista pela emoção
trazendo consigo seus amigos
Hoje, famosa, em Porto Velho/RO
sai da pedra para a calçada do Rio Madeira.
Estrela, que cintila em nossos corações
deixa brilho e rastro
na poesia brasileira
numa nova constelação poética
que começa a se formar e
brilhará para sempre.
*
Como nasce uma estrela
Angela Guerra
No princípio, botão de rosa
pétalas no aconchego
recebem gotas diárias de amor
– cultivadas, como as da flor
que Éxupery plantou
no minúsculo planeta
do Pequeno Príncipe –
até seu desabrochar
para o mundo…
A cada momento
a revelação de um novo talento.
Seu brilho ilumina
as etapas de sua vida
profissional, artística, pessoal.
E ela se abre, em rosa formosa
seu nome gravado no granito
em Rondônia.
Ana Maria Tourinho
sua estrela
que desponta em 2019
cintilará pela eternidade!…
O passeio de barco pelo Rio Madeira, de Litorina, na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré inspirou Juçara Valverde a escrever esta poesia. Confira, na imagem abaixo:
Momentos mágicos. Por fim, as maravilhosas visitantes retornaram ao Rio de Janeiro, com muitas novidades na bagagem. E cá para nós: já planejando um retorno, em breve. “Fizemos ótimas amizades, que será um prazer imenso rever!”, evidenciaram.
Com informações: Angela Guerra
Izabel Cristina da Silva
Pesquisadora, Defensora da Floresta, Mobilizadora Social e Cultural. Natural de Fagundes, no Cariri Paraibano. Radicada em Porto Velho – Rondônia, desde 1990. Tem Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Especialização em Política, Estratégia e Soberania sobre a Amazônia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RO), Analista Ambiental pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR-UNESC).
Técnica na Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho. Coordena eventos científicos e culturais no Estado de Rondônia. Idealizadora das Páginas do Facebook:
De Fagundes para o mundo: https://www.facebook.com/De-Fagundes-para-o-mundo-222824348081663/
De Rondônia para o mundo: https://www.facebook.com/De-Rond%C3%B4nia-para-o-mundo-281616988997066/
Facebook: https://www.facebook.com/izabel.c.dasilva.1
E-mail: izabelcrisrondonia@gmail.com