Lentes de contato robóticas permitem que os usuários façam zoom com um piscar de olhos
Uma nova lente de contato robótica controlada por pequenos movimentos oculares, incluindo pisca dupla para aumentar e diminuir o zoom, foi criada pelos cientistas.
A lente de contato, que é feita apenas de água salgada, funciona imitando os sinais elétricos naturais no globo ocular humano.
Existe um potencial elétrico constante entre a frente e o verso do globo ocular, mesmo quando os olhos estão fechados ou em total escuridão. Quando você move seus olhos para olhar em volta ou piscar, o movimento do potencial elétrico pode ser medido.
Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, desenvolveram a lente usando esses sinais, chamados eletro-oculogramas, para controlar uma lente macia. Eles esperam que um dia isso possa ajudar a criar novas inovações, desde olhos protéticos até câmeras com controle ocular.
_______
“Os ‘sinais eletro-oculográficos’ permitem que você movimente o globo ocular mesmo quando seus olhos estão fechados.”
_________
O Dr. Shenggiang Cai, que liderou o estudo, declarou: “Mesmo que seu olho não consiga ver nada, muitas pessoas ainda podem mover seu globo ocular e gerar esse sinal eletro-oculográfico”.
A lente de contato é feita de polímeros que se expandem quando uma corrente elétrica é aplicada. Essa corrente é fornecida por cinco eletrodos ao redor do olho, que agem como músculos.
Quando o polímero se torna mais convexo, a lente aumenta o zoom, o que significa que, no futuro, os usuários podem aproximar o zoom de um objeto piscando para eles.
A equipe mediu os sinais eletrooculográficos gerados quando os olhos realizam movimentos específicos; baixa; esquerda; certo; piscar; piscar duas vezes – e criou uma lente biomimética suave que responde diretamente a esses impulsos elétricos.
Distância focal
A lente criada foi capaz de mudar sua distância focal dependendo dos sinais gerados. “O sistema desenvolvido no presente estudo tem potencial para ser usado em próteses visuais, óculos ajustáveis e robótica operada remotamente no futuro”, disse o Dr. Cai.
Ainda não está claro quando as lentes de contato estarão prontas para comprar ou quanto elas custarão. O sistema desenvolvido no presente estudo tem o potencial de ser usado em próteses visuais, óculos ajustáveis e robótica operada remotamente no futuro”.
Eventualmente, a interface que os pesquisadores projetaram para controlar suas lentes poderia ser usada para executar outros tipos de máquinas ou até mesmo robôs inteiros.
Com informações: Daily Mail / New Scientist