Ore e proteja: a fé salva as florestas do Camboja

O projeto é o maior local de conservação florestal gerenciado pela comunidade no Camboja, beneficiando cerca de 4.000 pessoas em seis aldeias

Anlong Veng – Camboja. O dia de Khoeum Saray, um monge budista, é regido por um ritual de oração, meditação, esmolas e tarefas do templo. Com uma grande exceção – ele também patrulha uma vasta floresta cambojana e mostra aos moradores como protegê-la.

Khoeum Saray está entre uma dúzia ou mais de monges gerenciando um projeto que é aclamado como um modelo para a conservação em uma nação com uma das taxas mais rápidas do mundo de desmatamento.

A Floresta Comunitária do Monge, estabelecida em 2002 por Bun Saluth, monge-chefe do pagode Samroang, se estende por mais de cento e oitenta quilômetros quadrados no noroeste do país, no que já foi um sangrento campo de batalha sob o Khmer Vermelho.

Hoje é o maior local de conservação florestal gerenciado pela comunidade no Camboja, beneficiando cerca de 4.000 pessoas em seis aldeias. E os proponentes dizem que isso mostra que a religião pode ser uma ferramenta poderosa na proteção do planeta.

“Mais cedo, os aldeões estavam derrubando árvores e invadindo áreas florestais. Gradualmente, nós os fizemos entender a importância de proteger a floresta – para o meio ambiente e para eles mesmos”, disse Khoeum Saray.

Conexão profunda

Os monges abençoam, marcam e listam as árvores antigas para sua proteção. Foto: Reprodução

“Há uma conexão profunda entre o budismo e o meio ambiente. Como monges, não estamos interessados ​​em ganhar dinheiro, então as pessoas confiam em nós e podemos espalhar a palavra amplamente”, disse ele, sentado em uma ponte de madeira acima de um riacho, na floresta.

Seus esforços ajudaram a conservar várias espécies ameaçadas, incluindo o urso-sol, o gibão, o leopardo e o pangolim no denso e sempre-verde dossel da floresta.

Usar a religião para impulsionar a conservação é um dos modelos mais eficazes globalmente, de acordo com o Fórum sobre Religião e Ecologia da Universidade de Yale, em meio à crescente pressão sobre os recursos naturais das populações e da indústria em rápido crescimento.

Fé para salvar a natureza

Líderes religiosos – do papa Francisco aos imames indonésios – pediram ações para proteger o meio ambiente.

Os budistas meditam nas florestas e os consideram sagrados, acreditando que o Buda nasceu em um e iluminado em outro, disse Chantal Elkin, diretora da Aliança para Religiões e Conservação, sem fins lucrativos. Eles estão na vanguarda de aproveitar a fé para salvar a natureza.

“As religiões do mundo são consideradas, de certa forma, as primeiras ativistas ambientais, pois toda teologia fala de respeito pela natureza e o dever de cuidar da terra”, disse Elkin, que escreveu uma tese de mestrado sobre budismo e conservação.

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“Os monges vêem isso simplesmente como seu dever de conservar as florestas”.

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Patrulhando a Floresta Comunitária dos Monges. Foto: Reprodução

Terra Lost

O empobrecido país do Sudeste Asiático enfrentou décadas de conflito, particularmente sob o regime do Khmer Vermelho nos anos 70.

Depois que o regime caiu, as disputas se seguiram sobre terras preciosas, exacerbadas pela destruição dos registros de propriedade.

Desde o início dos anos 2000, o Camboja começou a conceder grandes concessões econômicas de terras para minas, usinas e fazendas a empresas estrangeiras para estimular o crescimento e reduzir a pobreza.

Esses acordos cobriram mais de um décimo das terras do país até 2012, estimam os advogados de direitos humanos. Mais de 770.000 pessoas foram deslocadas e um número incontável de árvores foi derrubado para dar lugar a plantações de borracha, cana e madeira.

Entre 2001 e 2014, o Camboja perdeu 1,44 milhão de hectares de floresta, uma das taxas mais rápidas do mundo de desmatamento, de acordo com o NASA Earth Observatory.

Foto: Reprodução

O governo emitiu um decreto em 1993 para criar “áreas protegidas” como forma de preservar terras, florestas e zonas costeiras. Também baniu as exportações de madeira e, em 2012, anunciou uma moratória sobre novas concessões econômicas de terras.

Em sua estada na Tailândia, Bun Saluth viu monges ensinando conservação, bem como untando árvores com orações e pano de açafrão para protegê-los da exploração madeireira.

Ele levou essas lições de volta ao Camboja, mas quando ele tentou estabelecer uma floresta comunitária em Oddar Meanchey, ele disse que os monges foram ameaçados por moradores e funcionários florestais.

Lentamente, eles os venceram e sugeriram que todos administrassem a floresta juntos. A exploração madeireira e a caça são proibidas, mas os aldeões podem usar métodos tradicionais de pesca, coletar lenha e coletar bambu, cogumelos, frutas e folhas. Há também um plano de ecoturismo para gerar fundos.

Valores

Estima-se que 95% da população do Camboja pratique o budismo Theravada, e os monges sempre tiveram papéis importantes na comunidade, desde a educação até as cerimônias sociais. Eles também são ativos em protestos políticos e na construção da paz.

A corrida para se desenvolver os encurralou em conflitos por terra e recursos, com os monges usando sua autoridade religiosa, influência local e mídia social para reforçar esses movimentos.

“Eles estão fazendo o trabalho com pouco dinheiro ou ajuda do governo. Mas eles são eficazes porque falam com sistemas de valores das pessoas – que estão ligados a suas crenças religiosas, e é assim que o comportamento muda”, disse Elkin, da ARC.

Abrigo para aldeões e monges budistas que administram a Floresta Comunitária do Monge, que se estende por 18.261 hectares (71 milhas quadradas) em Anlong Veng, na província de Oddar Meanchey – Noroeste do Camboja. Foto: Reprodução

“O movimento de conservação nunca poderia fazer o que está fazendo, apesar de seus grandes orçamentos porque eles se concentram principalmente em soluções técnicas”, salientou.

A ARC também apoia projetos de conservação com comunidades judaicas, sikhs, hindus e muçulmanas em todo o mundo, enquanto a Iniciativa Inter-Religiosa das Florestas Tropicais ajuda os povos indígenas no Congo, na Indonésia e na Amazônia.

Força moral vital

“As comunidades religiosas contribuem com uma força moral vital para o trabalho que está sendo feito”, disse Mary Evelyn Tucker, professora da Universidade de Yale, que dirige o Fórum sobre Religião e Ecologia.

“Ele fornece uma perspectiva mais ampla e de longo alcance para o trabalho ecológico, e pode atrair mais pessoas”, disse ela.

Para o aldeão Chem Kouemg, que ajuda a patrulhar a floresta, os benefícios são claros. “A floresta é importante para nós, pois dependemos dela para comida, peixe, lenha”, disse ele. “Juntamente com os monges, podemos preservar esta floresta para as gerações futuras”, concluiu.


Com informações: Thomson Reuters Foundation News

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