Maior Fazenda Urbana de Telhado do Mundo

A fazenda de 14.000m² está programada para abrir no sudoeste de Paris no início do próximo ano

No coração da capital francesa. A maior fazenda urbana do mundo está programada para abrir em Paris no próximo ano – e já está planejado para alimentar milhares de pessoas todos os anos.

Atualmente em construção no sudoeste da cidade, esse oásis urbano terá aproximadamente 14.000 metros quadrados (150 695 pés quadrados) – tornando-se também a maior fazenda urbana da Europa . 

Com o plano de cultivar mais de 30 espécies de plantas diferentes, o local produzirá cerca de 1.000 kg de frutas e vegetais todos os dias na alta temporada. Atendidos por cerca de 20 jardineiros, eles também usarão métodos inteiramente orgânicos.

“O objetivo é tornar a fazenda um modelo reconhecido mundialmente para produção sustentável”, diz Pascal Hardy, fundador da Agripolis , empresa de agricultura urbana no centro do projeto. 

_______

“Vamos usar produtos de qualidade, crescidos em ritmo com os ciclos da natureza, tudo no coração de Paris.”

_________

O objetivo é que a fazenda seja um modelo global de sustentabilidade. Foto: Valode & Pistre Architectes Atlav AJN

Localizado no topo de um grande complexo de exposições atualmente em remodelação no 15º arrondissement, a Paris Expo Porte de Versailles, a fazenda também terá seu próprio restaurante e bar no local, com capacidade para cerca de 300 pessoas. Dirigido pela renomada cadeia de locais de cobertura de Paris, Le Perchoir, este restaurante aéreo oferecerá vistas panorâmicas da capital – e, desnecessário dizer, o cardápio contará com produtos sazonais cultivados no local.

“Nossos produtos frescos serão usados ​​para alimentar os habitantes em todo o sudoeste da cidade – seja diretamente, através de esquemas veg-box ou através de lojas, hotéis e cantinas – ajudando a reduzir as milhas de alimentos”, diz Hardy. “Além disso, não usaremos pesticidas ou produtos químicos, então a fazenda será um paraíso para a biodiversidade.”

A fazenda também oferecerá uma gama de serviços relacionados à agricultura urbana, incluindo excursões educacionais, oficinas de formação de equipes e eventos especiais. Por último, mas não menos importante, haverá a oportunidade para os moradores locais alugarem pequenos lotes de hortaliças – em caixas de madeira especialmente projetadas – ajudando a reconectar moradores da cidade com sua fonte de alimento.

Os moradores locais também terão a oportunidade de alugar pequenos lotes por conta própria. Foto: Valode & Pistre Architectes Atlav AJN

“Nosso princípio orientador com todas as nossas fazendas é ajudar a promover a resiliência ambiental e econômica nas cidades de amanhã”, diz Hardy, que espera que a fazenda comece a ter lucro no primeiro ano. “Se pudermos criar um modelo que seja comercialmente viável, em vez de confiar na boa vontade e nos subsídios, isso ajudará as fazendas urbanas a se tornarem sustentáveis ​​por si mesmas.”

Embora a agricultura urbana em larga escala não seja novidade em si mesma, com os principais locais em Haia, Detroit e Xangai, entre outros, essa nova fazenda principal em Paris será inovadora de várias maneiras. Não só será a maior fazenda de telhado do mundo, mas também será pioneira em sua própria técnica em agricultura ‘vertical’ aeropônica.

Além de não requerer pesticidas, este método usa um sistema de água fechado e nenhum solo – minimizando assim o risco de poluentes. Além disso, ao abastecer as pessoas à sua porta, a fazenda terá uma pegada de carbono excepcionalmente baixa.

Morangos que crescem em uma das outras fazendas em Paris, administradas por Agripolis. Foto: Agripolis

“Nossa visão é uma cidade em que telhados planos e superfícies abandonadas são cobertos com esses novos sistemas de crescimento”, diz Hardy. “Cada um contribuirá diretamente para alimentar os residentes urbanos que hoje representam a maior parte da população mundial.”

Projeto Parisculteurs

Pelo menos por enquanto, a agricultura urbana parece estar prosperando aqui em todas as suas formas. Na verdade, a cidade de Paris comprometeu-se a plantar 100 hectares de vegetação em toda a capital até 2020, através do seu projeto Parisculteurs , com um terço deste dedicado à agricultura urbana. Por exemplo, novo para este ano, um passeio agrícola é criado para ser criado abaixo da linha de metrô aéreo em Barbès.

Entre os outros locais agrícolas imaginativos espalhados pela cidade está a fazenda ecológica de La Recyclerie, instalada ao longo da antiga linha férrea de Porte de Clignancourt, e a fábrica de cogumelos orgânicos La Caverne, localizada em um estacionamento subterrâneo em Porte de La Chapelle. Até a muito criticada Torre Montparnasse, da capital, há rumores de que está ganhando seu próprio espaço de crescimento.

 

Na maior fazenda urbana do mundo haverá a oportunidade para os moradores locais alugarem pequenos lotes de hortaliças – em caixas de madeira especialmente projetadas – ajudando a reconectar moradores da cidade com sua fonte de alimento. Foto: Agripolis

Com informações: The Guardian

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.