Um novo exercício de empatia: ‘Deixar bagagem emocional à porta’ mudou totalmente sala de aula
Karen Loewe, uma professora de Oklahoma está sendo elogiada por ensinar aos alunos uma poderosa lição emocional que eles não esquecerão tão cedo.
A professora ensina alunos da sétima e oitava série há 22 anos, mas seu dia mais recente na sala de aula foi aparentemente o dia mais impactante de sua carreira educacional.
Em seu sexto dia de aula na Collinsville Middle School, ela decidiu tentar um novo exercício de empatia com seus alunos, chamado “A atividade de bagagem”.
Bagagem emocional
Ao estabelecer que sua sala de aula era um espaço seguro para expressão e respeito, ela perguntou o que a bagagem emocional significava para seus alunos. Ela então pediu que escrevessem sobre suas próprias bagagens emocionais – e, como não eram obrigados a colocar seus nomes no papel, eles poderiam descrever seus problemas tão livremente quanto quisessem, sem serem identificados.
Foi solicitado aos jovens que se revezassem na leitura do que seus colegas de classe escreveram e todos tiveram a oportunidade de se identificar como a pessoa responsável pela redação.
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“Estou aqui para lhe dizer, nunca fiquei tão emocionada quanto o que essas crianças abriram e compartilharam com a classe.”
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Loewe escreveu em um post no Facebook: “Estou aqui para lhe dizer, nunca fiquei tão emocionada quanto o que essas crianças abriram e compartilharam com a classe”. Ela disse também que “Coisas como suicídio, pais na prisão, drogas na família, serem deixadas pelos pais, morte, câncer, perda de animais de estimação … e assim por diante”.
“As crianças que liam os jornais choravam porque o que estavam lendo era difícil. A pessoa que compartilhou (se eles escolheram nos dizer que eram eles) choraria às vezes também. Foi um dia emocionalmente desgastante, mas acredito firmemente que meus filhos vão julgar um pouco menos, amar um pouco mais e perdoar um pouco mais rápido.”
Desde que escreveu sobre seu exercício nas mídias sociais, sua postagem foi compartilhada mais de 500.000 vezes; professores de todo o mundo entraram em contato com ela sobre a implementação de atividades semelhantes em suas próprias salas de aula; e seus alunos aparentemente foram “muito mais respeitosos” um com o outro.
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“Eu gostaria de ter feito isso anos atrás. Tem sido tão bom.”
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“Eles não interrompem ou conversam um com o outro”, disse ela. Hoje “Eles não são rudes. É completamente, completamente alterado como eles se tratam … Eu gostaria de ter feito isso anos atrás. Tem sido tão bom”.
Além disso, Loewe fez questão de guardar todas as confissões de papel em um saco plástico para que seus alunos não esquecessem o exercício de empatia em breve.
“Esta mala está pendurada na minha porta para lembrá-los de que todos temos bagagem”, diz Loewe em seu post no Facebook. “Vamos deixar na porta. Quando eles saíram, eu disse a eles que não estavam sozinhos, são amados e nós temos o apoio um do outro”, concluiu.
A atividade ganhou força. Loewe disse que foi contatada por professores de todo o Paquistão, Austrália e China, perguntando como ela fez a atividade tão bem-sucedida. Era uma resposta que ela nunca esperava e disse que, se tivesse antecipado a natureza viral do post, teria incluído mais detalhes sobre as bases que lançou com seus alunos.
Com informações: GNN / Today