As emissões de carbono de 30 das maiores cidades do mundo já estão caindo desde a assinatura do pacto climático
A análise C40 mostra que, desde que atingiram níveis máximos de emissão, essas 30 cidades reduziram em média 22% as emissões de gases de efeito estufa. Copenhague, cidade sede da C40 World Mayors Summit deste ano, reduziu as emissões em até 61%
Austin, Atenas, Lisboa e Veneza são as últimas grandes cidades que atingiram o pico de suas emissões de gases de efeito estufa, de acordo com este último relatório ambiental.
Os principais cientistas do mundo calcularam que as emissões globais de gases de efeito estufa devem atingir o pico até 2020, a fim de limitar o aumento da temperatura global a 1,5 ° C. Novas análises publicadas antes da C40 World Mayors Summit confirmam que 30 das maiores cidades do mundo, representando mais de 58 milhões de cidadãos urbanos, atingiram agora esse marco crucial.
As 30 cidades são: Atenas, Austin, Barcelona, Berlim, Boston, Chicago, Copenhague, Heidelberg, Lisboa, Londres, Los Angeles, Madri, Melbourne, Milão, Montreal, Nova Orleans, Nova York, Nova York, Oslo, Paris, Filadélfia, Portland , Roma, São Francisco, Estocolmo, Sydney, Toronto, Vancouver, Veneza, Varsóvia e Washington, DC.
O fato de 30 das maiores e mais influentes cidades do mundo já terem atingido o pico de emissões de gases de efeito estufa demonstra que é possível uma transição rápida e equitativa de baixo carbono, e já está em andamento. A análise C40 mostra que, desde que atingiram níveis máximos de emissão, essas 30 cidades reduziram em média 22% as emissões de gases de efeito estufa. Copenhague, cidade sede da C40 World Mayors Summit deste ano, reduziu as emissões em até 61%.
Até hoje, metade de todas as cidades C40 já atingiram o pico de emissões, são projetadas para atingir o pico de emissões até 2020 ou assumiram compromissos concretos para atingir esse objetivo ambicioso.
Comunidades mais saudáveis, limpas e mais prósperas
Os prefeitos reconhecem os amplos benefícios sociais, econômicos e ambientais da ação climática e, na última década, as cidades C40 em todo o mundo aceleraram as ações necessárias para criar comunidades mais saudáveis, limpas e mais prósperas. Alguns exemplos notáveis do progresso das cidades nos últimos 10 anos incluem:
• Hoje, 82 cidades implementaram esquemas de aluguel de bicicletas, em comparação com 13 em 2009.
• Atualmente, existem mais de 66.000 ônibus elétricos nas ruas das cidades C40, em comparação com menos de 100 em 2009.
• 24 cidades se comprometeram a alcançar 100% de eletricidade renovável até 2030, em comparação com 4 em 2009.
• 18 cidades proibiram ou restringiram o uso único de plásticos não recicláveis, em comparação com 2 em 2009.
• Agora, 17 cidades têm restrições a veículos poluentes que cobrem uma parte significativa da cidade, em comparação com 3 em 2009.
“As cidades C40 que atingiram o pico de emissões estão elevando a fasquia da ambição climática e, ao mesmo tempo, exemplificando como a ação climática cria comunidades mais saudáveis, mais equitativas e resilientes”, disse Mark Watts, diretor executivo da C40 Cities.
“Com a vasta quantidade de experiência e recursos agora disponíveis no C40 Knowledge Hub, veremos ainda mais cidades acelerando suas ações climáticas para limitar o aquecimento global e entregar o futuro que queremos”.
Como organização, o C40 desempenha um papel importante em ajudar prefeitos e autoridades da cidade a acessar dados e recursos críticos para determinar os melhores caminhos para a ação climática. O programa Prazo 2020 do C40 foi vital para o trabalho das cidades no desenvolvimento e implementação de ambiciosos planos de ação climática, alinhados com as metas baseadas na ciência.
C40 Knowledge Hub
Como próximo passo para fornecer às cidades o conhecimento e as ferramentas de ponta necessárias para impulsionar ações climáticas em larga escala, a C40 anunciou o lançamento do C40 Knowledge Hub, uma plataforma on-line que reúne insights, experiências práticas e abordagens testadas das cidades à frente. da curva de ação climática.
O C40 Knowledge Hub permitirá que as cidades globais, em todas as etapas de seus compromissos climáticos, acessem resumos de políticas, orientações técnicas, dados e pesquisas mais recentes e um banco de estudos de caso para catalisar ações em maior velocidade e escala.
O lançamento do C40 Knowledge Hub é um empreendimento inédito, marcando a primeira vez que o conhecimento das principais cidades foi reunido sob o mesmo teto com o objetivo de informar e inspirar políticas em outras localidades. Também enfatiza o importante papel que o compartilhamento e a colaboração do conhecimento desempenham no aumento da ambição climática e na aceleração de ações. 30% de todas as ações urbanas para enfrentar as mudanças climáticas globais envolveram cooperação direta com outras cidades.
As cidades são convidadas a se inscrever no site do Centro de Conhecimento para começar a usar o conjunto de ferramentas práticas globais e resumos de políticas para acelerar as ações climáticas, além de contribuir para a rede de intercâmbio de conhecimentos entre as cidades.
Com informações: GNN / C40 Cities