“Lutadoras – Mulheres Rurais no Mundo” ganha segunda edição
Lançado recentemente no Brasil e em mais 13 países o livro “Lutadoras – Mulheres Rurais no Mundo”. A obra traz 37 artigos abordando a realidade das mulheres do campo em distintos países e as políticas públicas voltadas a elas. Os textos discutem também suas reivindicações por melhores condições de vida e garantia de mais direitos.
O livro é uma iniciativa do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em parceria com outras organizações. Entre os artigos, 41 autoras discutem os diversos aspectos das lutas das mulheres rurais.
Com fotos de Sebastião Salgado, obra do IICA é um mergulho na realidade das mulheres em regiões rurais das Américas.
“Lutadoras – Mulheres Rurais no Mundo”, em suas três versões: Espanhol (Luchadoras), Inglês (Warriors) e Português – destaca a fundamental contribuição das trabalhadoras do campo com a segurança alimentar e o desenvolvimento rural do planeta.
Retrata, também, a vida de mulheres que trabalham para manter famílias, fazendas, pomares, organizações e comunidades em diversas partes do mundo.
De acordo com Manuel Otero, Diretor Geral do IICA, “a segunda edição do livro faz parte dos esforços do IICA em promover a equidade nos processos de desenvolvimento agrícola e rural, melhorar as condições das mulheres rurais e contribuir com a eliminação das desigualdades existentes”.
Se somam como autoras e autores, com textos inéditos, à segunda edição de Lutadoras, a Copresidente da Fundação Bill e Melinda Gates, Melinda Gates; a vice-presidente da Colômbia, Marta Lucía Ramírez de Rincón; a Primeira-dama do Paraguai, Silvana Abdo; a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias; a Ministra da Alimentação e Agricultura da República Federal de Alemanha, Julia Klöckner; a Presidente do 73ª Período de Sessões da Assembleia Geral das Nações Unidas, María Fernanda Espinosa Garcés; a Diretora Executiva da Fundação Pan-americana para o Desenvolvimento (PADF), Katie Taylor; e o próprio Bolden.
O livro “Lutadoras – Mulheres Rurais no Mundo”, com depoimentos e os principais desafios enfrentados pelas mulheres rurais, ficará disponível, em breve, no site do IICA.
Com informações: IICA / Agrolink / Vogue