Programa da ONU oferece bolsas de estudo para afrodescendentes

Estão abertas até o dia 31 de maio as inscrições para o Programa Anual de Bolsas de Estudo para Pessoas Afrodescendentes, do Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas. O Programa é uma oportunidade de aprendizagem intensiva a pessoas de ascendência africana em questões de direitos humanos.

Entre as temáticas abordadas no projeto estão formas de discriminação racial, acesso à justiça, “perfilamento racial” (racial profiling), entre outros eixos. Instrumentos e mecanismos legais antirracismo da ONU também são repassados para os bolsistas.

Através do curso, os alunos capacitam-se para combater o racismo e a discriminação racial, assim como para atuar na proteção e promoção dos direitos humanos.

O programa tem três semanas de duração. Na conclusão, os bolsistas devem realizar iniciativas de conscientização e capacitação de direitos humanos para a sociedade civil voltados para a promoção dos direitos de afrodescendentes, em suas respectivas nações. Em edições anteriores, os alunos também apoiaram o envolvimento da sociedade civil com a ONU durante missões em seus países, além de outras contribuições.

Para participar, os candidatos devem atender a alguns requisitos. Ter fluência em inglês, o mínimo de 4 anos de experiência profissional na promoção de direitos afrodescendentes e integrar uma organização que trabalhe em questões relacionadas com pessoas de ascendência africana ou direitos das minorias.

Os interessados devem apresentar o currículo e uma carta da sua organização, certificando o seu estatuto. A aulas do Programa serão realizadas em Genebra, na Suíça, de 13 de novembro a 1º de dezembro de 2017.

Década Internacional de Afrodescendentes das Nações Unidas

Foto: ONU Mulheres

O Programa de Bolsas de Estudo é uma das principais atividades realizadas durante a Década Internacional de Afrodescendentes das Nações Unidas (2015-2024). A ação foi proclamada pela resolução 68/237, da Assembleia Geral.

Segundo a ONU, cerca de 200 milhões de pessoas autoidentificadas como afrodescendentes vivem nas Américas e milhões em outros lugares do mundo, fora do continente africano.

Todas as informações estão em:

www.ohchr.org/EN/Issues/Racism/WGAfricanDescent/Pages/FellowshipProgramme.aspx

Vídeo:

                         

Com informações: Década Afro ONU / Nações Unidas no Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.