Ações de consumo consciente: Avalie suas atitudes do ano passado e tente fazer diferente em 2020

Produzir, usufruir e consumir de uma forma diferente, buscando novos caminhos que apontem para um futuro sustentável com bem-estar para todos. Um belo desafio! 

O Conexão Boas Notícias traz dicas para você colocar em prática e divulgar com seus amigos. Faça a diferença. Inspire-se! 

1. Comer mais alimentos orgânicos

Os alimentos orgânicos são livres de agrotóxicos e de qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano a sua saúde. Os impactos benéficos são surpreendentes. Quando o consumidor adota como critérios para a compra de alimentos não só o preço, mas também a qualidade, a origem e as informações sobre os impactos sociais e ambientais causados pelo produtor ou pelo fabricante, entre outros, pode trazer grandes benefícios também para a sociedade e para o meio ambiente. E essas pequenas mudanças nos hábitos cotidianos de consumo de cada indivíduo são essenciais para a transição para um estilo de vida mais sustentável.

2. Separar o lixo para a reciclagem

Foto: Reprodução

Reduzir, Reutilizar e Reciclar contribuem para o gerenciamento dos resíduos, um dos grandes problemas ambientais das cidades de grande porte. Iniciativas de reciclagem de lixo devem ser implantadas, e o consumidor deve fazer o possível para evitar a geração desnecessária de detritos. 

3. Evitar fazer compras por impulso

Não há vida sem consumo. Mas é necessário produzir, trabalhar e consumir diferente, buscando novos caminhos que apontem para um futuro sustentável. Que tal comprar só o necessário e não exagerar nos gastos, realizar compras de maneira consciente e ficar atento para não gastar mais do que ganha. Ao contrário do que propõe o consumismo, a compra consciente propõe a reflexão antes de realizar a compra.

4. Usar menos o carro

Dê preferência ao transporte público, bicicleta ou andar a pé. Lembre-se de que a cultura da mobilidade individual e o uso excessivo de automóveis pioram a qualidade de vida da população, especialmente nas grandes cidades. São os principais responsáveis pela poluição do ar e pelo aquecimento global, além de trazer outros problemas como poluição sonora e desperdício de tempo em congestionamentos.

5. Curtir mais os familiares e amigos 

Foto: Reprodução

No caminho para a sociedade do bem-estar, devemos buscar um modelo de produção e de consumo que valorize as emoções, as ideias e as experiências mais do que os produtos materiais. Os valores da sociedade consumista têm superado o que realmente importa na nossa vida: emoções, experiências, convivência, lealdade ao que realmente somos e sentimos. Sabores, amanheceres e entardeceres, boas risadas, beijos, abraços. Isso é o que constituirá nossas belas lembranças, enquanto raramente nos lembramos de quem deu qual presente e quando.

6. Evitar desperdício de alimentos

Diminuir o desperdício de alimentos neste novo ciclo. Aproveite as partes boas de verduras e legumes. Vale a pena incluir nas refeições cascas, sementes e talos. E se sobrou muita comida do almoço, não jogue fora as sobras. Reaproveite para o jantar.

7. Economizar água e energia

Foto: Reprodução

Usar de forma consciente os recursos, hoje e sempre é bom para todos!  Por isso, poupe água e energia. Há diversas dicas para economizar energia e selecionei as principais:

– Substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED. Muitas pessoas já fazem isso, mas é sempre muito importante lembrar do gasto de uma simples lâmpada incandescente que é 8 vezes maior que a fluorescente;

– Chuveiro elétrico. Lembre-se que o chuveiro elétrico gasta muita energia, por isso a regra é desligar o chuveiro enquanto estiver se ensaboando e restringir o tempo total no banho;

– Opte por ambientes mais claros. Muitas pessoas hoje optam por construir residências com janelas mais amplas e estrategicamente localizadas para aproveitar ao máximo a luz do dia;

– Apague as luzes. Principalmente no caso de crianças pequenas, a preocupação é sempre a mesma: apagar a luz a cada vez que sair do quarto. Então, a regra é evite desperdícios com luz acesa sem ninguém no cômodo;

– Máquinas de lavar louça, lavar roupas e ferro de passar. Se você for lavar roupas, lembre-se de deixar acumular o limite da máquina para aproveitar a energia elétrica que será dispendida no uso. O mesmo princípio se aplica para o caso do ferro de passar roupas e da máquina de lavar louças; 

– Aparelhos em standby. Se você for viajar, procure desligar os aparelhos que normalmente ficam em standby, pois a economia poderá ser muito boa dependendo dos dias que estiver fora.

As dicas para economizar água são igualmente muito importantes e visam preparar você e sua família para criarem hábitos de consumo mais inteligentes diante da possibilidade de estiagem. Confira:

– Escovar os dentes. Você sabia que em somente 5 minutos com torneira aberta, gasta-se em média 15 litros de água? Então a regra é escovar os dentes na maior parte do tempo com a torneira desligada;

– Você sabia que o brasileiro gasta em um banho de 15 minutos uma média de 137 litros de água? Só para você entender ainda mais sobre o assunto, a ONU estabelece um consumo ideal diário de 110 litros (incluindo banho, escovação de dentes e etc.) por pessoa. Acredite, você consegue;

 Lavar a calçada e jardim. Hoje em dia não se pode mais lavar calçada com água e, por isso, use a vassoura. Quando isso não for possível, procure usar balde em que é possível controlar mais o uso da água. No caso do jardim, procure usar o regador no lugar da mangueira para regar as plantas;

– Lavar carros. Opte sempre pelo uso do balde no lugar da mangueira. Lembre-se que hoje em dia também há opções de lavagens ecológicas (com pouquíssimo uso de água) de carros e procure alguma disponível em sua região;

– Torneiras e descargas. Verifique sempre se há torneiras com vazamento ou mal fechadas e até mesmo se há vazamento de água nas descargas, pois isso poderá gerar um gasto muito elevado no final do mês;

– Você sabia que uma piscina descoberta pode ocasionar uma perda com evaporação em torno de 35% de água? Por isso, tente sempre cobrir a piscina quando não estiver utilizando para minimizar essa perda.

8. Equilibrar trabalho e lazer

Foto: Reprodução

Não é fácil, mas se buscar este equilíbrio você consegue. É preciso colocar o trabalho como um dos elementos e não o único elemento de utilização de tempo durante a vida adulta. Distribuir melhor o tempo das pessoas ao longo da vida, buscando equilibrar a dedicação ao trabalho, à educação, ao convívio familiar e com os amigos, ao lazer, permite que elas possam ter um desenvolvimento pessoal e espiritual contínuo, contribuindo para dar sentido à própria vida.

9. Voluntariar-me a uma boa causa

Seja um agente de mudança neste ano de 2020. Que tal se voluntariar por uma causa que você considere importante? Praticar a solidariedade e a cultura da doação tem tudo a ver com estilos de vida sustentáveis e promovem a sociedade do bem-estar. 

10. Trocar e compartilhar 

Ao compartilharmos, expandimos ao máximo a capacidade de uso de um produto. Assim aproveitamos o que está ocioso, atendemos a necessidade de mais pessoas e evitamos a extração de recursos naturais para a produção de novos itens.

12. Dar preferência às frutas da estação

Além de deliciosas, as frutas na safra natural são mais baratas. Elas são comumente produzidas em locais próximos aos seus pontos de distribuição. Optar por consumi-las contribui para a redução do impacto ambiental uma vez que essa prática impulsiona a economia local, diminuindo as distâncias entre produtor e consumidor, o que reduz o desperdício de produtos durante o seu transporte.


Com informações: Akatu Por um Consumo Consciente/ Novo Mundo Administradora Blog

Edição: Josy Gomes Murta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.