Exposição na UFPB destaca obras de nordestinas nas artes visuais
A Pinacoteca da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) expõe a partir de hoje até o dia 17 de março, na Galeria Lavandeira do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), em João Pessoa – a exposição coletiva “Entre cânones e desvios: mulheres na Pinacoteca da UFPB”.
São obras de 13 artistas visuais paraibanas e nordestinas. O evento tem início com a Semana das Mulheres Artistas na UFPB e aborda a trajetória do universo feminino nas artes plásticas.
De acordo com o coordenador da Pinacoteca, professor Gabriel Bechara Filho, a seleção levou em consideração os diferentes períodos, temáticas e poéticas das artistas que fazem parte do acervo da Pinacoteca da UFPB. “Começará na semana dedicada às produções femininas por causa do Dia Internacional das Mulheres, que é celebrado no mundo inteiro em 8 de março”, diz.
_______
Sublinharemos as mulheres artistas como uma forma de propiciar visibilidade da trajetória delas”, enfatiza.
_________
A exposição conta com pinturas, gravuras e esculturas de artistas como Marlene Almeida, Rosilda Sá, Maria Helena, Celene Sitônio, Helle Bessa, Alice Vinagre, Ivanusa, Theresa Carmen, Clarice Linz, Cris Peres, Layla Gabrielle, Stephanie Soares e Aurora Caballero.
“Haverá obras dos anos 60 até produções mais recentes. Algumas nunca foram apresentadas ao público. Será um leque amplo de trabalhos artísticos de mulheres para que pesquisadores e estudantes possam ter contato com curadoria, produção de arte. Um trabalho que envolve ensino, pesquisa e extensão”, argumenta Bechara.
Com informações: Ascom/UFPB
Edição: Josy Gomes Murta