Virgínia se torna o primeiro estado do sul a exigir 100% de energia limpa
Uma nova legislação introduzida e aprovada na Câmara Estadual da Virgínia visa otimizar os recursos eólicos solares e marítimos como uma maneira de substituir combustíveis fósseis como o carvão, para oferecer energia mais limpa e barata à população.
A Lei de Economia Limpa da Virgínia (VCEA) é a maior conta de energia sustentável já introduzida na comunidade. O projeto de lei passa a fazer a transição da economia de energia da Virgínia para 100% de fontes renováveis até 2050 – uma das promessas de campanha do governador Ralph Northam.
As duas empresas de energia afetadas, Dominion Energy e American Electric Power, têm até 2045 para aposentar a geração elétrica alimentada por combustíveis que emitem dióxido de carbono como subproduto.
As empresas que não cumprirem esses prazos 100% renováveis terão que pagar uma taxa de deficiência ou adquirir certificados de compensação de carbono.
Para tentar impedir que os trabalhadores sejam demitidos devido a esses custos de deficiência ou oferecer oportunidades aos trabalhadores que perdem seus empregos, a VCEA pegaria alguns dos pagamentos por deficiência e os depositaria em um fundo que financiaria novos programas de treinamento para força de trabalho de energia renovável para a rede moderna.
_______
“A partir de 2026 e, posteriormente, a cada três anos, a Comissão deve ajustar as metas de eficiência energética necessárias pelos três anos sucessivos”, diz a legislação.
_________
A eficiência faz parte do plano da VCEA de reduzir os custos de energia para casas de média e baixa renda no estado, que os legisladores esperam que totalizem US $ 3.500 em economia ao longo de 30 anos.
Além disso, limites máximos mensais de 6% para energia serão atribuídos a famílias e assalariados de baixa renda como parte do Programa de Pagamento de Porcentagem de Renda, que ajudará a garantir que a transição da rede não atinja os bolsos dos mais vulneráveis financeiramente da Virgínia.
A VCEA quer expandir a propriedade do consumidor e a descentralização da rede, incentivando mais painéis solares fotovoltaicos no telhado. Isso ajudará a acelerar a transição para 100% renovável, reduzindo as demandas da rede e aumentando a robustez da rede.
A razão pela qual a energia solar na cobertura pode contribuir para esses objetivos é permitir que os proprietários gerem parte da energia de que precisam, enquanto enviam o restante para a rede. Cada vez que uma nova casa é alimentada por painéis solares, mais energia renovável está disponível para todos os demais na rede, representando algo semelhante ao sistema de previdência social, mas com eletricidade.
Isso tem o benefício adicional de aumentar a durabilidade da rede, pois haverá muitas vezes mais geradores de energia para as usinas reduzirem a chance de coisas como desastres naturais – o terremoto de 2011 na Virgínia, por exemplo – derrubar a rede e derrubar poder para todos.
De acordo com a Lake Research Partners, 73% dos virginianos querem que os legisladores estaduais avancem para investimentos avançados em energia descritos na VCEA, e faz sentido economicamente para a família média em um dos estados mais ricos da união.
Com informações: GNN
Edição: Josy Gomes Murta