A oração de Andrea Bocelli continua a emocionar o mundo
Uma mensagem de amor, cura e esperança para a Itália e o mundo. A performance musical de Andrea Bocelli intitulada #MusicForHope (na tradução livre Música Pela Esperança) foi transmitida ao mundo, via streaming, ao final da tarde do Domingo de Páscoa, direto da Catedral de Milão, na Itália.
O curto e impactante Concerto Pascal, de cerca de 25 minutos, já chegou a mais de 30 milhões de visualizações nesta terça-feira (14), na página oficial do tenor italiano. Um resultado que coloca a exibição em primeiro lugar das tendências mundiais e entre os vídeos mais vistos de todos os tempos.
“No dia em que comemoramos a confiança em uma vida que triunfa, estou honrado e feliz em responder ‘si’, ao convite da cidade e do Duomo de Milão”, disse Bocelli durante a introdução do vídeo.
_______
“Graças à música, transmitida ao vivo, reunindo milhões de mãos entrelaçadas em todo o mundo, abraçaremos o coração pulsante da Terra ferida.”
_________
O arcipreste da Catedral de Milão, Gianantonio Borgonovo, disse a agência de notícias Ansa, que o show de Andrea Bocelli foi “uma iniciativa que certamente vai ficar nos anais do nosso arquivo como uma página inesquecível”.
Ele acrescentou que, com a voz do tenor que “encheu a Catedral, privada de milhares de orações dos fiéis ou dos seus visitantes apaixonados, a Aleluia Pascal no dia da Ressurreição pode ressoar nas casas do mundo inteiro. A ‘nossa’ Catedral, a casa dos milaneses, uniu Milão e o mundo inteiro numa única oração de súplica e confiança, de gratidão e de louvor”.
A força da oração
_______
“Acredito na força de rezar juntos.”
_______
Para o Concerto Pascal direto da Catedral de Milão, Andrea Bocelli – que não cobrou cachê – foi acompanhado somente por Emanuele Vianelli, que tocou um dos maiores órgãos de tubos do mundo. No repertório, a interpretação de hinos religiosos, como Ave Maria, de dentro da igreja vazia, e de Amazing Grace, em frente à Catedral; nas imagens, além do templo vazio, a live repercorreu a realidade deserta das principais capitais do mundo.
“Acredito na força de rezar juntos”, disse o cantor de 61 anos para promover o evento do Domingo de Páscoa: “acredito na Páscoa cristã, um símbolo universal de renascimento que todos, sejam crentes ou não, realmente precisam agora”. Bocelli é um dos tenores mais famosos do mundo, com mais de 70 milhões de discos vendidos.
A resposta pelas redes sociais
Num mundo provado pela pandemia do Covid-19, com medidas obrigatórias de distanciamento social e isolamento domiciliar na maior parte dos países, a live de Páscoa de Bocelli, gratuita e disponibilizada ao vivo, via streaming, acalentou e confortou corações angustiados.
Pelas redes sociais, as reações se repetiam em tempo real descrevendo o forte poder da música em meio à crise sanitária. Mensagens como: “a live do Andrea Bocelli foi tão incrível que me fez esquecer por um instante todo o caos que o mundo está vivendo” ou ainda “a voz de Andrea Bocelli neste domingo nos traz uma mensagem de esperança e paz nestes tempos sombrios”.
Todos podem colaborar com doações
Para “abraçar os corações feridos”, o concerto também procurou sensibilizar para uma campanha de arrecadação de fundos feita pela fundação do tenor, que já tem feito contribuições. No próprio Domingo de Páscoa, a “Andrea Bocelli Foundation” doou 4 respiradores e uma ala de 30 leitos dedicada ao tratamento de Covid-19.
Primeiramente o objetivo era contribuir com o Hospital de Camerino, na Itália, comunidade que recebe da fundação um projeto de reconstrução, depois do terremoto de 2016. No entanto, com a generosidade das doações, outros hospitais já estão sendo auxiliados. A fundação trabalha há quase 10 anos ajudando as pessoas em dificuldade por causa de doenças, pobreza e desigualdade sociai tanto na Itália, como em países em desenvolvimento, como o Haiti.
Reviva o incrível momento. Uma mensagem de amor, cura e esperança para a Itália e o mundo.
Com informações: Vatican News / GNN
Edição: Josy Gomes Murta