Biólogo marinho russo clica em fotos de um anjo do mar que quase parece um efeito especial
As águas subterrâneas profundas do mundo oceânico ainda são desconhecidas para os seres humanos, com tantos animais marinhos ainda não descobertos. No entanto, é esse o objetivo de Alexander Semenov na vida.
Semenov é um biólogo marinho especializado em invertebrados. Como chefe da equipe de mergulhadores da Estação Biológica do Mar Branco da Universidade Estadual de Moscou, ele organiza e gerencia todo tipo de trabalho relacionado ao mergulho.
Seu trabalho inclui mergulhar em condições adversas. Semenov também é fotógrafo profissional e, com mais de nove anos de experiência no bolso, está interessado em macrofotografia científica na natureza.
Seu perfil no Flickr diz: “Essa prática torna possível observar animais que não podem ser adequadamente estudados em condições de laboratório, como organismos planctônicos de corpo mole ou formas de vida estacionárias que vivem no fundo do mar”.
_______
“Os anjos-do-mar são criaturas bonitas e misteriosas“, diz Alexander.
_________
“Esses moluscos pterópodes de água fria estão entre os objetos mais estudados na neurobiologia, mas ao mesmo tempo pouco se sabe sobre seu ciclo de vida. Em algum momento, eles aparecem repentinamente sob uma calota de gelo que cobre o mar, e em poucas semanas há tantos que em um metro cúbico de coluna de água pode haver até 500 anjos-do-mar! Com seu tamanho de 3 a 5 cm, é uma visão espetacular”.
“No entanto, quando a água ‘esquenta demais’, a poucos graus Celsius acima de zero, eles desaparecem.”
“Ninguém sabe para onde eles vão, mas no próximo inverno, em fevereiro (do ano que vem), eles aparecerão novamente sob o gelo”, disse Alexander.
“Sabe-se apenas que eles podem sobreviver sem comida por mais de seis meses, reduzindo significativamente seu tamanho durante a fome. Até agora, ninguém descobriu como rastrear a vida deles nos mares do Ártico para encontrar para onde eles estão indo.”
“Meu objetivo pessoal é estudar a vida subaquática através de lentes de câmeras e aumentar o interesse das pessoas pela biologia marinha. Eu faço isso compartilhando todas as minhas descobertas através das mídias sociais e na vida real, através de palestras públicas, filmes, exposições e vários eventos da mídia “, diz Alexander Semenov.
Quer saber mais? Veja o vídeo (abaixo)
Veja mais fotos de Alexander Semenov no Facebook / Flickr.
Com informações: Índia Times / RPA / Sunny Skyz
Edição: Josy Gomes Murta