Veja quais são os países mais pacíficos do mundo em 2020

O  Instituto para Economia e Paz, divulgou na quarta-feira (10), a nova edição do Índice Global da Paz, onde o estudo avaliou a situação de 163 países e territórios. 

O estudo também levou em consideração alguns dados em relação a questões que podem gerar um pouco de insegurança, quando o requisito é paz e segurança.

Um dos pontos levantados no estudo são os conflitos domésticos, muito comum não só no Brasil, mas em outros países, como problemas com envolvimento internacional e militar. 

O ranking tem um sistema de pontuação obtida por algumas categorias, onde, quanto mais próximo a categoria se aproxima de 1.000 (mil), mais pacífico é o lugar. Com isso, é montado uma lista ordenada dos países mais pacíficos do mundo para morar.

O ranking, comparado ao de 2019, não há muita surpresa. O destaque comparado nos dois anos, é a Islândia, que sempre está na primeira posição. Portanto, as 10 (dez) posições são de países europeus e alguns desenvolvidos. 

Não deixando de destacar, que a Islândia, está em destaque como países mais pacíficos do mundo desde de 2008.

Quais são os países mais pacíficos de 2020?

Foto: Reprodução

Veremos agora, o ranking dos países mais pacíficos do mundo, segundo dos dados da pesquisa realizada pelo Instituto para Economia e Paz.

Deixando claro, que a pontuação que aparece ao lado do nome de cada país é dada da seguinte forma: quanto maior a pontuação, mais violento é o lugar, e quanto menor a pontuação, mais pacífico é o lugar.

1 – Islândia – 1.078

Foto: Reprodução

A Islândia, com uma sociedade desenvolvida, tanto na economia quanto tecnologicamente, tem avançado através do sua cultura baseada no patrimônio cultura das nações nórdicas.

Nos últimos dados divulgados, classificada pela Organização das Nações Unidas (ONU), o país se tornou uma das nações mais desenvolvidas e ricas, chegando ao terceiro país mais desenvolvido do mundo.

2 – Nova Zelândia – 1.198

Foto: Reprodução

O ponto forte da Nova Zelândia está em suas cidades, que por anos ganham o título de lugares mais habitáveis no mundo. 

O segredo, em comparação a países internacionais está no modo como é tratado a questão dos direitos humanos. A qualidade de vida são bem superiores a outros lugares, apenas pelo fato de ser bem valorizado a educação pública, liberdade econômica e a grande facilidade de fazer negócios.

3 – Portugal – 1.247

Foto: Reprodução

Portugal tem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), considerado um dos melhores do mundo. O fato de Portugal está em terceiro lugar no ranking, está na forma como é bem administrada a questão da qualidade de vida por português.

Tendo assim, um dos sistemas de saúde mais desenvolvido e completo do planeta, e uma das nações mais pacífica e globalizadas do mundo. Um dos destaques do país, está na forma diplomática em relação às organizações não governamentais.

Portugal tem um grande currículo quando o requisito é diplomacia com outros países, colecionando assim, inúmeras participações em diversas missões de manutenção da paz em conjunto com Nações Unidas.

4 – Áustria – 1.275

Foto: Reprodução

A Áustria hoje, é um dos países mais ricos do mundo, com um PIB nominal per capita passando mais de quarenta mil dólares.

O país é uma democracia representada por nove estados federais, e tem desenvolvido um alto padrão de vida desde 2008, atingindo as melhores pontuações no ranking. 

5 – Dinamarca – 1.275

Foto: Reprodução

Quando a questão é desigualdade social nos países, a Dinamarca lidera com bons números desde 2011. Com uma economia mista capitalista e uma boa administração em relação a bem-estar social, o país se destaca.

Pesquisas feitas de 2006 a 2008, classificaram a Dinamarca como o lugar mais feliz do mundo, levando em conta, saúde, assistência social e educação universal.

6 – Canadá – 1.298

Foto: Reprodução

O Canadá é um dos países mais desenvolvidos, com sua economia diversificada, eles aproveitam dos recursos naturais para gerar seus tesouros. Não só naturais, como também com parcerias econômicas com os EUA, e outras nações.

O país tem uma longa lista, quando se fala em união com outros países e órgãos não governamentais, como membros ativos. Podemos destacar alguns, como G7, OTAN, OMC, ONU, APEC, entre outros.

7 – Singapura – 1.321

Foto: Reprodução

O que torna Singapura com um dos países mais pacíficos do mundo, é o modo como eles dão exemplo de riqueza em diversidade. Com cerca de cinco milhões de pessoas que vivem no país, a maioria são descendentes de indianos, malaios e chineses.

8 – República Tcheca – 1.337

Foto: Reprodução

Com um dos índices mais elevados de desenvolvimento e com padrões de vida alto entre os moradores, a República Tcheca é um dos lugares mais atrativos do mundo. 

Um ponto positivo para quem quer morar lá, é a forma como eles desenvolvem a relação dos direitos humanos e a desigualdade, assim, conseguindo um dos melhores resultado em relação a mortalidade infantil na região.

9 – Japão – 1.360

Foto: Reprodução

Quando a questão é segurança pública dos moradores, o Japão é um exemplo a ser seguido. O país é uma das grandes potências, possuindo a terceira maior economia e a quarta em poder de compra mundial.

O país, de acordo com o IDH, possui uma das maiores taxas em relação à expectativa e qualidade de vida. Além um número muito baixo em relação e mortalidade infantil.

10 – Suíça – 1.366

Foto: Reprodução

Assim como Singapura, a Suíça é um exemplo de diversidade cultural. O país é constituída por quatro tipos habitantes em relação à língua e cultura, são elas: alemã, francesa, romanche e italiana.


Com informações: Awebic

Edição: Josy Gomes Murta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.