Com quase 300 anos, a biblioteca mais linda do mundo fica em Praga
A Klementinum guarda quase 300 anos de história e mais de 20.000 livros. A biblioteca possui uma arquitetura barroca, e teve suas portas abertas pela primeira vez em 1722 juntamente com a comunidade jesuíta. Recebeu o voto de biblioteca mais bonita do mundo por seus leitores.
Klementinum é um dos lugares mais requintados do mundo. Fundada por jesuítas que chegaram à região em 1556. Começou a funcionar em um mosteiro dominicano e logo começou a expansão de suas instalações.
As obras levaram quase 170 anos para serem concluídas, em 1722. Anos mais tarde, em 1781, o então diretor Karel Rafael Ungar decidiu dedicar um espaço exclusivo para uma coleção com as mais importantes publicações da literatura tcheca, chamando a sala de Bibliotheca Nationalis, ou Biblioteca Nacional, na tradução do latim para o português.
Com mais de 20 mil publicações, a Klementinum disponibilizou parte de seu acervo para que o Google digitalizasse e disponibilizasse os livros na plataforma Google Books, com alguns já disponíveis para consulta.
Além das paredes com prateleiras intermináveis, o local também impressiona pelo teto, que tem afrescos desenhados pelo pintor alemão Jan Hiebl.
A biblioteca está localizada no centro histórico de Praga, próxima à Ponte Carlos, um dos principais pontos turísticos da capital tcheca.
Confira a beleza do local, em algumas fotos:
Com informações: Bored Panda / Klementinum / Revista Carpe Diem
Edição: Josy Gomes Murta