Brasil e México chegam a acordo sobre livre comércio de veículos pesados

Liberalização de volumes de caminhões e ônibus que poderão ser vendidos sem tarifas será progressiva e alcançará a totalidade em julho de 2023

O Brasil e o México chegaram a um acordo político sobre o livre comércio de veículos pesados (caminhões e ônibus) entre os dois países. Segundo nota conjunta dos ministérios da Economia e das Relações Exteriores, a liberalização será progressiva e concluída em 2023. Havia expectativa de que isso ocorresse já neste ano.

A previsão era de que México e Brasil negociassem um período de transição para que o início do livre comércio se efetivasse em 1° de julho de 2020. No entanto, os dois países não tinham chegado a um acordo sobre o período de transição, o que inviabilizaria a entrada do livre comércio na data prevista anteriormente, avalia o Ministério da Economia.

Assim, a partir de 1º de julho terá início um cronograma progressivo de desgravação, sendo a margem de preferência de 20% a partir de 1º de julho (ou da data em que o acordo entrar em vigor), de 40% a partir de julho de 2021 e de 70% a partir de julho de 2022. A liberalização total se dará, então, em 1º de julho de 2023. No caso das autopeças de veículos pesados, o livre comércio terá início imediato.

“Não se trata, portanto, de um adiamento do livre comércio para veículos pesados. Trata-se de finalmente estabelecermos bases sólidas para que ele aconteça de forma consistente, progressiva e com efeitos imediatos. É, sem dúvida, mais um passo em direção à maior integração do Brasil às principais cadeias globais e regionais de valor, fortalecendo a integração econômica entre as duas maiores economias da América Latina”, diz o secretário de Comércio Exterior, Lucas Ferraz.


Com informações: Valor Econômico | Brasil 

Edição: Josy Gomes Murta

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