Novo protótipo portátil está sendo desenvolvido para kit de rastreamento de câncer em casa

Cientistas de duas universidades em Ontário, Canadá, relataram progresso em seus esforços para lançar o primeiro kit de teste doméstico portátil do mundo projetado para fazer o rastreamento do câncer.

Um kit de rastreamento domiciliar para diferentes tipos de câncer seria uma mudança no jogo na busca por um monitoramento de saúde mais proativo. Para esse fim, pesquisadores das universidades McMaster e Brock estão desenvolvendo um dispositivo que permite aos pacientes monitorar seu próprio sangue em busca de biomarcadores exclusivos do câncer de próstata.

O dispositivo funciona de forma muito semelhante aos monitores que as pessoas com diabetes usam para testar seus níveis de açúcar no sangue.

Normalmente, quando os pacientes enviam amostras de sangue para um laboratório, os médicos procuram biomarcadores específicos que indiquem sinais de que um câncer pode estar presente. Esses biomarcadores são substâncias químicas dentro do corpo que podem indicar condições normais ou anormais se estiverem super ou sub-representadas em uma amostra de sangue.

Um biomarcador para câncer de próstata, por exemplo, pode ser a presença de uma substância química chamada antígeno específico da próstata (PSA). Níveis anormalmente altos desse antígeno são um indicador para os médicos de que o câncer de próstata pode estar se desenvolvendo no corpo do paciente. Amostras de sangue colhidas nos estágios iniciais para encontrar níveis elevados de PSA podem, portanto, fornecer aos pacientes a chance de tratar o câncer mais rapidamente, levando a melhores resultados.

O dispositivo desenvolvido na McMaster and Brock permite aos usuários misturar uma gota de seu sangue em um frasco contendo um líquido reativo preparado pelo laboratório. Os usuários então colocam essa mistura em uma tira e inserem no sistema de leitura do dispositivo. Então, após alguns minutos, o dispositivo mede a presença de PSA e informa o usuário sobre o grau em que o câncer pode estar presente.

Novo protótipo portátil está sendo desenvolvido para kit de rastreamento de câncer em casa. Foto: Reprodução

Se os usuários puderem fazer um teste como este do conforto de sua própria casa – evitando uma ida ao consultório médico – mais pessoas podem estar verificando sua própria saúde e possivelmente detectar doenças em um estágio anterior. Também reduziria o número de vezes que os pacientes precisam sair de casa para fornecer amostras de sangue, uma vez que tenham sido diagnosticados.

Leyla Soleymani, engenheira biomédica da McMaster e presidente de pesquisa do Canadá em dispositivos biomédicos miniaturizados, liderou a equipe responsável pelo hardware do dispositivo, incluindo o chip que lê a amostra.

“Este é mais um passo em direção à medicina verdadeiramente personalizada”, disse ela em uma declaração de McMaster. “Estamos nos afastando de equipamentos centralizados e baseados em laboratório para esse tipo de teste.”

Os pesquisadores também apontam que essa tecnologia pode ser facilmente adaptada para medir outros marcadores, dependendo da forma do câncer ou de outra doença crônica. O dispositivo também permitiria que os pacientes continuassem a monitorar sua saúde após o tratamento.

Dispositivos futuros poderiam pesquisar por biomarcadores adicionais indicando condições anormais de outros tipos de câncer. A equipe também acredita que a tecnologia pode ser facilmente adaptada para medir indicadores de outras doenças crônicas além do câncer. Muitas doenças podem ser identificadas, como a equipe expressou em sua publicação acadêmica de prova de conceito, usando uma abordagem de “código de barras biológico”.

Mais testes, além do estudo de prova de conceito, serão necessários antes que a equipe possa buscar aplicações comerciais. Mas o desenvolvimento seria um grande salto em frente, aumentando a acessibilidade do monitoramento de saúde proativo e personalizado em casa.

Engenheira biomédica Leyla Soleymani – por Georgia Kirkos, McMaster University. Foto: Reprodução

Com informações: GNN

Edição: Josy Gomes Murta


Leia e Compartilhe boas notícias com amigos nas redes sociais…  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.