Mulher transforma toco de árvore sem vida em pequena biblioteca gratuita para os vizinhos
A bibliotecária Sharalee Armitage Howard teve uma ideia única enquanto estava de férias do trabalho: transformou o interior de uma árvore morta de 110 anos em uma pequena biblioteca comunitária e gratuita próxima à sua casa, em Coeur d’Alene, Idaho (EUA).
O resultado final ficou incrível, especialmente para os amantes de livros!
Apesar de vivermos em um mundo cada vez mais digital, com acesso a tantos conhecimentos e informações com o clique de um botão, ainda há algo mágico sobre os livros.
A capacidade de mergulhar na ficção literária e ler sem pressa, em contraste com a rapidez das telas de celular, pode ser recompensadora, pois nos ajuda a promover habilidades essenciais como o pensamento crítico e a empatia.
Com isso em mente, uma ONG sem fins lucrativos, a Little Free Library, está ajudando a garantir que nosso amor pelos livros permaneça vivo, “inspirando o amor pela leitura, construindo uma comunidade e estimulando a criatividade ao promover o intercâmbio de livros na vizinhança em todo o mundo”.
“Biblioteca da Pequena Árvore”
A biblioteca construída por Sharalee é a primeira de várias outras que estão sendo construídas pelo estado de Idaho.
Mais de 100 obras de todos os gêneros foram alocadas – de fantasia à ficção científica. O espaço foi batizado pela norte-americana como “Biblioteca da Pequena Árvore”.
“Alguém disposto a dedicar um tempo para dar nova vida a uma árvore nunca cortaria uma árvore saudável para fazer isso”, ponderou Sharalee sobre o espaço, que surgiu após o fim de vida da árvore (cuja espécie vive em torno de 40 a 50 anos).
A parte interna inclui degraus de pedra, uma porta de vidro aconchegante no interior e iluminação externa, proporcionando um brilho acolhedor para um visual de conto de fadas.
Mesmo com seus pequenos detalhes, a Biblioteca Little Tree (Pequena Árvore) mantém seu propósito literário.
Logo acima da porta, plaquinhas em forma de pequenos livros lembram alguns dos grandes clássicos, incluindo, por exemplo, “O Hobbit”.
Meses atrás, quando Sharalee compartilhou seu projeto no Facebook pela primeira vez, ela obteve uma resposta esmagadoramente positivamente. Muitas pessoas ficaram emocionadas com sua criatividade.
Sharalee mantém seu acervo graças à ONG Little Free Library, que incentiva o empréstimo e a troca de livros nas comunidades locais (são mais de 75 mil livros distribuídos até o momento e o número não para de crescer).
Viva a leitura!
Com informações: RPA / Throught Nova
Fotos: Arquivo pessoal | Sharalee Armitage Howard
Edição: Josy Gomes Murta
Leia e Compartilhe boas notícias com amigos nas redes sociais…