Troy Kotsur é o primeiro homem surdo a ganhar o Oscar
Pela primeira vez em 93 anos, um homem surdo foi premiado com a estatueta de atuação no Oscar. Troy Kotsur venceu na categoria “Melhor Ator Coadjuvante” pelo filme “No Ritmo do Coração”, que também levou a estatueta de Melhor Filme.
Troy, 53 anos, interpreta Frank Rossi, pai da protagonista vivida por Emilia Jones – uma garota que é a única ouvinte em uma família de surdos.
Elogios da crítica
Com uma atuação impecável e poderosa, que soube alternar entre momentos cômicos e dramáticos, o ator recebeu inúmeros elogios da crítica especializada ao longo do ano passado.
Em entrevista ao portal Omelete, Sian Heder, diretora de “No Ritmo do Coração”, revelou que escalou Trory após vê-lo no “Deaf West Theatre” (Teatro Surdo Oeste, em tradução literal), uma companhia teatral que faz peças com atores surdos.
O ator divide o feito história com Marlee Matlin, que foi a primeira – e única – atriz surda a vencer um Oscar, por “Filhos do Silêncio”, em 1987.
Ao receber a estatueta, Troy fez um lindo discurso de agradecimento usando a língua de sinais, emocionando o público presente.
_______
“É incrível estar aqui nesta jornada.”
_______
“É incrível estar aqui nesta jornada”, disse o ator, que também aproveitou o momento para homenagear o pai. “Foi o melhor falante da língua de sinais da família. Mas ele sofreu um acidente de carro e ficou paralisado do pescoço para baixo. E não conseguiu mais se comunicar. Pai, eu aprendi muito com você, eu sempre vou te amar. Você é meu herói”.
Ao final, Troy dedicou sua conquista à comunidade surda, à comunidade de filhos de pais surdos e à comunidade das pessoas com deficiência.
“Este momento é nosso”, ressaltou ele, sendo aplaudido de pé ao deixar o palco.
Com informações: RPA / Omelete / CNN
Edição: Josy Gomes Murta
Leia e Compartilhe boas notícias com amigos nas redes sociais…