Surya Kasibhatla: Ator com paralisia cerebral brilha no thriller de Bollywood Jalsa
Surya Kasibhatla, que interpreta uma adolescente com paralisia cerebral em um novo thriller de Bollywood, vive com a deficiência todos os dias. Mas escalá-lo é um raro movimento de inclusão na maior indústria cinematográfica do mundo.
Surya é um foodie vegetariano, toca piano, adora críquete, planeja aprender programação de computadores e se chama “um programador bacana”.
O adolescente do Texas tem seu próprio Instagram e canal no YouTube, observando alegremente o número crescente de seguidores.
Sua aclamada atuação, ao lado dos célebres atores indianos Vidya Balan e Shefali Shah, em um novo thriller da Amazon, Jalsa, o colocou no centro das atenções.
“Tenho paralisia cerebral, mas isso não impede minha capacidade de aprender novas habilidades”, disse Surya em entrevista ao Zoom.
Jalsa é um drama corajoso que se passa na cidade de Mumbai. Surya interpreta Ayush, o filho nerd de um âncora de notícias popular, interpretado por Balan. Ele adora jogar videogame, ouvir música e ser atrevido com sua avó. Um acidente envolvendo sua mãe vira a vida da família de cabeça para baixo.
Surya conseguiu o papel quando o diretor de elenco viu seus vídeos no YouTube e entrou em contato. Nos vídeos, Surya canta, “ensina” programação de computadores e oferece “lições” de críquete. Um amigo da família sugeriu que ele fizesse um teste para o filme e sua mãe dona de casa, Sunitha Sanagaram, o encorajou dizendo: “Vamos fazer isso”.
O diretor, Suresh Triveni, escolheu Surya entre mais de 100 atores adolescentes que fizeram o teste. Surya voou para Mumbai durante a pandemia e se preparou para o papel participando de workshops que “foram muito divertidos” e diz que a equipe o tornou “muito confortável” para ele.
Surya interpreta um contraponto para Balan, que lida com intensas convulsões emocionais no filme e anima a tela sem esforço com seu sorriso e presença fácil.
Balan diz que Surya é “intuitivo e instintivo como ator”. Shah, que cobrou cenas do filme com Surya, diz que “ele não é um ator treinado, mas é natural diante da câmera”.
“Adoro assistir filmes, mas aprendi atuando em um quantas pessoas são necessárias no set para uma cena de meio minuto. Foi humilhante notar o quão colaborativo é fazer filmes”, diz Surya.
Os filmes indianos sempre tiveram atores sem deficiência interpretando personagens com deficiência. Jalsa inova ao trazer inclusão – muitos acreditam que os papéis de personagens com deficiência deveriam ser dados a pessoas com deficiência, que poderiam retratar as nuances de viver com tais condições com mais precisão.
Os pais de Surya – seu pai Krishna Kasibhatla é um profissional de TI – dizem que garantiram que Surya tenha um “ambiente familiar feliz e engajado em casa e faça parte de todas as decisões sobre assuntos importantes relacionados a ele”. Eles decidiram desde cedo “não tratá-lo de forma diferente”.
Quando tinha quatro anos, Surya disse a seus pais que queria ser ator. Ele adorava aparecer em festas a fantasia na escola no Texas.
Ele é multilíngue e segue Telugu, Inglês e Hindi. Ele diz que adora filmes de Bollywood e Telugu e é fã de ficção científica e mistérios de assassinato.
Surya planeja ser programador de computador, mas “atuar em um filme é, sem dúvida, a experiência mais memorável que já tive”.
_______
“Espero que me escalar para o papel de uma pessoa com paralisia cerebral ajude pessoas como eu a sentir que também podem sonhar e entrar no negócio do entretenimento”, diz ele.
_______
Surya é fã das superestrelas de Bollywood Hrithik Roshan e Akshay Kumar, e Mahesh Babu da indústria cinematográfica Telugu – todos os quais interpretam heróis maiores que a vida.
Quem são seus super-heróis favoritos?
“Meus pais.”
Com informações: BBC News
Edição: Josy Gomes Murta
Leia e Compartilhe boas notícias com amigos nas redes sociais…