Um sonho de criança realizado: Visita ao Sítio do Picapau Amarelo Taubaté – Museu Monteiro Lobato
Sonho de criança, realizado na vida adulta, merece respeito
Emoção, alegria: um sonho realizado. Conhecer e se envolver com a magia da terra do escritor Monteiro Lobato (1882 –1948), Taubaté, São Paulo.
Se passaram mais de três décadas, desde que deixei Fagundes-PB, minha terra natal e passei a viver em Porto Velho-RO.
A oportunidade de ver de perto o Sítio do Picapau Amarelo Taubaté – Museu Monteiro Lobato fez meu coração bater mais forte, afinal estava eu realizando um sonho de criança.
Quem já não ouviu falar no escritor Monteiro Lobato?
Um brasileiro reconhecido e respeitado não só no Brasil, como também na América Latina. Considerado um dos maiores autores de histórias infantis, sua obra mais conhecida é O Sítio do Picapau Amarelo, composta de 23 volumes.
E por falar no Sítio do Picapau Amarelo, eu perdi as contas das vezes que li o livro e embarcava na aventura de cada personagem. Só sabe do que estou aqui falando, quem gosta de apreciar um bom livro de história ou estórias.
Inesquecível!
Conhecer a trajetória do escritor que fez parte da minha infância na época estudava no Grupo Frei Alberto, na pequena Fagundes, que amo de paixão – me fez viver a emoção de uma forma intensa e inesquecível!
A alegria e sentimentos inexplicáveis preenchem o ser de quem recorda coisas boas que viveu na infância. Reviver momentos marcantes é viajar no tempo…
Imagine tudo isto acompanhado a realização de poder levar uma obra produzida por mim: “O Boto da Amazônia” – para a terra de aonde surgiu o escritor de histórias infantis.
Impressionante
Me veem a memória algo impressionante: a menina que inspirou o escritor Monteiro Lobato: Guiomar Novaes ((1895 –1979). Ela inspirou o escritor a criar a personagem Narizinho, do clássico Sítio do PicaPau Amarelo.
Tudo começou quando “Lobato” – vizinho do professor de piano da menina Guiomar – percebeu que a talentosa criança, expressava nitidamente traços marcantes: olhos e o nariz arrebitado. Estes traços serviram de inspiração na construção do personagem.
Inspirou uma geração
O tempo passou, a inspiração prosseguiu seu caminho, sem se perder nele, e ao ver cada personagem paro e penso: se a menina inspirou o escritor. O escritor também inspirou tantas e tantas meninas a se transformarem em escritoras.
Monteiro Lobato não só é inspiração pra mim, mas pra tanta gente brasileira e estrangeira. É um ícone da Literatura Mundial. Inspirou uma geração de uma forma tão grandiosa que recordo-me que andava-se léguas atrás de um livro pra se ler. E ganhar um – era simplesmente um presente valioso. Quem leu os seus livros teve uma infância marcada com histórias incríveis.
Legado
Ele deixou um legado para eternizar a sua memória e memória das crianças. Por isto e muito mais é conhecido – reconhecido. Criou a “Editora Monteiro Lobato” e mais tarde a “Companhia Editora Nacional”. Foi um dos primeiros autores de literatura infantil de nosso país e de toda América Latina.
Emocionante
Conhecer o Museu Monteiro Lobato além de emocionante me proporcionou a oportunidade de ser ciceroneada pelo casal Barão e Baronesa André Bocci Neto, e Maria de Fátima Sobral Feitoza, ambos da Câmara Brasileira de Cultura e Academia de Ciências e Artes.
Reencontro especial
Coisas boas atraem coisas boas, é bem verdade. A visita a cidade de Taubaté oportunizou-me um reencontro especial com Angela Ribeiro, professora da Rede Privada do Colégio Tableau Taubaté, amigas em Porto Velho há 29 anos – se reencontraram em Taubaté durante a visita com a diretora Claudete Bittencourt e Thaís Cross, Coordenadora Pedagógica. Na ocasião foi apresentada as crianças a “Magia do Boto Cor de Rosa”. Eles conheceram um pouco sobre os botos e o Bioma Amazônia.
O momento tornou-se mais ainda especial quando subitamente eu Izabel Cristina saio de cena e volto vestida de Boto Cor de Rosa. As crianças ficaram encantadas. Uma alegria sem igual via-se nos rostinhos angelicais.
Não só as crianças ficaram deslumbradas com o momento, mas todos que ali estavam presentes ficaram maravilhados com o personagem que vive nas águas dos rios Madeira e da Amazônia. Naquele exato momento eu podia contribuir de uma forma espontânea com a história, e que rica história cultural que é o patrimônio natural de Porto Velho.
_______
“Promover obras literárias de escritoras da Rede Municipal, é uma forma de mostrar para o mundo que o norte tem pessoas comprometidas a levarem histórias reais da Amazônia para as futuras gerações.”
– Profa. Gláucia Negreiros, Secretária de Educação de Porto Velho
_______
Semana do Museu Monteiro Lobato
A 70ª edição da Semana Monteiro Lobato, aconteceu recentemente (19 a 24 de abril), em Taubaté, São Paulo, no Museu Monteiro Lobato, conhecido como Sítio do Picapau Amarelo.
Na abertura do evento a presença da bisneta do escritor, Cléo Monteiro Lobato que realizou um bate-papo, lançou seu terceiro livro, comentou sobre o trabalho literário que desenvolve a partir da obra do bisavô.
O evento – uma tradição na cidade tem o propósito de homenagear a vida e obra do escritor taubateano que é um dos maiores nomes da literatura infantil do país.
Este ano, a programação aconteceu de forma presencial com shows, apresentações teatrais, exposições e atividades variadas para adultos e crianças.
Temática da 70º edição: “Recortes do Homem Lobato”.
Objetivo: mostrar todos os talentos e atividades que Monteiro Lobato desenvolvia além da escrita.
_______
Quero para cada instante do meu viver uma dose de paz, amor, felicidade, sonho realizado. Quero pra mim. Também quero pra você e quero pra todo mundo que sente bem, que faz o bem, que se preocupa com o que é bom.
_______
Izabel Cristina da Silva
Pesquisadora, Defensora da Floresta, Mobilizadora Social e Cultural. Natural de Fagundes, no Cariri Paraibano. Radicada em Porto Velho – Rondônia, desde 1990. Tem Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Especialização em Política, Estratégia e Soberania sobre a Amazônia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RO), Analista Ambiental pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR-UNESC). Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (IFRO).
Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM). Presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (Rep. AJEB-RO). Comendadora Grão Colar da Educação pela Câmara Brasileira de Cultura – Academia de Ciências e Artes. Técnica na Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho. Coordena eventos científicos e culturais no Estado de Rondônia. Idealizadora das Páginas do Facebook:
De Fagundes para o mundo: https://www.facebook.com/De-Fagundes-para-o-mundo-222824348081663/
De Rondônia para o mundo: https://www.facebook.com/De-Rond%C3%B4nia-para-o-mundo-281616988997066/
Facebook: https://www.facebook.com/izabel.c.dasilva.1
Instagram: https://www.instagram.com/bel_amazonia/
E-mails: izabelcrisrondonia@gmail.com – pedradesantoantonio@gmail.com
Edição: Josy Gomes Murta
Que maravilha de reportagem e porque não falar de sua estória de vida e de realizações desta grande mulher de uma vivência inabaladas até hoje, através de seus livros e de seus memoriais onde nós podemos vivenciarmos juntamente com Esta
Pessoa linda de corpo e alma e toda sua trajetória de vida com graça e Muita Luz, e traz isto tudo pro papel com realismo com uma pureza de uma criança, Parabéns e que Deus continue te dando sabedoria e força dando muitas outras inspirações para saciar a nossa sede do saber !