Modelo fez história ao se tornar a primeira pessoa com Síndrome de Down a posar para a Victoria’s Secret
Sofia Jirau: modelo e ativista porto-riquenha, uma jovem de 25 anos, primeira modelo com síndrome de Down da Victoria’s Secret que estreou na passarela da New York Fashion Week, em fevereiro de 2020.
A modelo participou recentemente da campanha da nova coleção de roupas íntimas confortáveis para o dia a dia da marca americana de lingerie Love Cloud.
Ela capturou a atenção da indústria da moda quando estreou na passarela na New York Fashion Week e sua carreira começou a ganhar força durante a pandemia.
Sonho tornado realidade
Sofia, que também fundou sua própria marca, Alavett, disse que posar para a Victoria’s Secret é um ‘sonho tornado realidade’, mas os comentaristas on-line admitiram sentir ‘emoções misturadas’ durante a campanha e levantaram preocupações sobre sexualizar um indivíduo com síndrome de Down.
A Love Cloud é uma nova iniciativa da marca de lingerie, que vem tentando recuperar a credibilidade com uma série de iniciativas, como seu primeiro sutiã de mastectomia, modelos racialmente diversos promovendo roupas íntimas em diferentes tons de pele e a contratação da beleza transgênero Valentina Sampaio – depois de ser criticado por sua falta de diversidade.
A estrela de TV Jameela Jamil certa vez a chamou de ‘empresa transfóbica e gordofóbica que se propõe a excluir a maioria das mulheres’, enquanto os números de vendas em declínio, o fechamento de lojas e o cancelamento de sua vitrine de passarela de alto nível aumentaram os problemas da empresa nos últimos anos.
A modelo celebrou a notícia da sua campanha no Instagram, Sofia disse: ‘Um dia sonhei com isso, trabalhei nisso e hoje é um sonho tornado realidade. Finalmente posso contar meu grande segredo… sou a primeira modelo da Victoria’s Secret com síndrome de Down.’
Campanha de inclusão
Compartilhando uma foto em preto e branco dela modelando o sutiã da marca, ela continuou: ‘Obrigada a todos vocês por sempre me apoiarem em meus projetos. Obrigado a @victoriassecret por me ver como modelo #NoLimits e me fazer parte da campanha de inclusão da Love Cloud Collection. Este é apenas o começo, agora está formado.’
“Por dentro e por fora não há limites, Alavett”, disse ela, citando sua própria marca, que recebeu o nome da frase em inglês “I love it”.
Sofia, que possui 167.000 seguidores, compartilhou uma foto em preto e branco onde ela modela um sutiã floral da marca.
Sua campanha No Limits, chamada Sin Límites, tem como foco a conscientização sobre a Síndrome de Down.
A modelo também é designer que lançou a loja online da Alavett em 2019.
Ela fez sua estreia na passarela na New York Fashion Week em fevereiro de 2020 e chamou a atenção do mundo.
Ela disse na época: ‘Estou orgulhosa como uma das poucas modelos com síndrome de Down que conseguiram participar do importante evento de moda”.
‘Modelar nos Estados Unidos foi o começo da conquista do sonho que tenho desde cedo – desfilar nas passarelas mais importantes do mundo.’
Ela disse que esperava que a mudança inspirasse outras pessoas que vivem com Down a atingir seus objetivos.
Seu ídolo final é JLo e Sofia disse que adoraria conhecê-la um dia.
Na segunda-feira, a Victoria’s Secret lançou sua coleção Love Cloud, o próximo passo em seu rebranding após uma fase difícil.
A linha de sutiãs confortáveis do dia a dia da marca conta com 18 mulheres modelando as peças.
Algumas delas, como Hayley Bieber e Taylor Hill, são modelos profissionais, mas a campanha também traz mulheres inspiradoras para martelar a mensagem de que a marca é acessível a todos.
A campanha inclusiva apresenta Celilo Miles, um bombeiro da tribo Nez Perce-Wildland e Sylvia Buckler, uma designer de acessórios que modela o sutiã enquanto embala sua barriga de grávida.
Em entrevista à Vogue, Celilo disse que ainda não acredita que foi selecionada para a campanha.
“Eu costumava assistir ao desfile da Victoria’s Secret e gostaria de estar naquele palco.”
“Todo mundo queria estar naquele clube, mas você sabia que não pertencia àquele clube”, ela disse.
Ela acrescentou que, quando começou a modelar, tentou perder peso para caber em um tamanho que não podia sustentar porque acreditava que era a coisa certa.
A campanha também traz modelos plus size como Paloma Elsesser e Devyn Garcia.
A Vogue observou que a coleção é a primeira sob o mandato do novo diretor criativo da Victoria’s Secret, Raúl Martinez, que vem trabalhando duro para repensar como a marca se comercializa para as mulheres.
Com informações: Mail Online / Vogue / Glamour