Economia criativa: O case Expo Turismo Paraíba
Por Regina Medeiros Amorim
A gestão criativa e mercadológica dos eventos traz efetivamente bons resultados, em termos de planejamento e estratégias inovadoras de marketing no setor de eventos e promoções.
Trago como exemplo a Expo Turismo Paraíba, a Feira de Turismo 100% paraibana, formatada para promover as doze regiões turísticas do Mapa da Regionalização do Turismo – MTUR, em grandes espaços, onde foi possível integrar os negócios do turismo e da produção associada ao turismo dos municípios, por região.
Diferenciada
Fugindo da padronização do turismo, cada vez mais acentuada aos olhos dos clientes, a Feira rompeu barreiras e deixou fluir os ícones culturais e territoriais, que contribuem para as experiências autênticas, inusitadas, criativas e singulares, que projetam o destino Paraíba, com muito mais diferencial competitivo no mercado, ocupando uma condição tão diferenciada, que a torna difícil de copiar.
Definir o conceito da Feira por região, faz com que os municípios trabalhem em uníssono, ou seja, que vibrem em harmonia com os outros, que executem suas ações de forma coordenada e integrada com o seu ambiente regional.
Colaborativa
A Feira Expo Turismo Paraíba foi uma ação colaborativa, planejada junto aos expositores e os parceiros – Governo do Estado, FECOMERCIO, C&VB de João Pessoa e Prefeituras, através de reuniões online, a cada quinze dias. O ato de fazer juntos, gera pertencimento, aprendizado, inovação e otimização de resultados.
Lidar com os clientes, entender, criar, comunicar, proporcionar satisfação em forma de benefício, fez parte do processo de planejamento estratégico da Feira, para maximizar vantagem competitiva. Essa foi a primeira Feira do Brasil concebida no formato que dá visibilidade a Regionalização do Turismo e que integrou 90 municípios das doze regiões turísticas da Paraíba.
Programação
Fez parte da programação do evento, a exposição de experiências do turismo, rotas, roteiros e a
comercialização da produção associada ao turismo, a realização de duas rodadas de negócios, a degustação de alimentos e bebidas dos municípios, 28 apresentações culturais, visitas técnicas para conhecer algumas experiências do turismo, a saber: Rota dos Ateliês de João Pessoa, visita as cidades de Areia e Baía da Traição e ao Shopping Rural Doces Tambaba no Litoral Sul paraibano. A Feira também contemplou a gestão do conhecimento, através de 17 palestras sobre as regiões turísticas e 5 palestras para o mercado corporativo do Summit MICE 2022, que foram transmitidas no online, pelo YouTube SEBRAE\PB e pelo site www.expoturismo.com.br.
A Expo Turismo Paraíba, cumpriu o seu papel de proporcionar um cenário adequado para o aquecimento de relações comerciais e sociais, podendo ser considerada a principal ferramenta de marketing de experiências e de mídia presencial da Paraíba.
O clima descontraído e criativo da Feira proporcionou momentos de celebração, entre os expositores e os clientes interessados em experiências e sensações, que certamente ficarão nas suas memórias por muito tempo.
Fortalecimento
E assim, o evento trouxe o fortalecimento do turismo paraibano, pela sua estratégia inovadora, rompendo a antiga passividade dos clientes e tornando-os parte ativa, para a consolidação dos destinos turísticos.
Ao lançar a Feira em um formato inusitado, o evento atinge um novo posicionamento no mercado e passa a ser caso de sucesso para o Brasil, inclusive com a avaliação positiva de representantes do Ministério do Turismo, que visitaram a Expo Turismo Paraíba, além de Gestores de Turismo dos SEBRAE do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Piauí, Bahia e Sergipe, que participaram do evento.
Visitada
A Feira foi visitada por vinte mil visitantes, no presencial e digital, que se relacionaram com mais de quinhentos expositores, das diversas modalidades do turismo.
Investir na marca dos destinos turísticos paraibanos será uma das ações do SEBRAE/PB e parceiros, para aprimoramentos tecnológicos e o desenvolvimento de uma estratégia de marketing e comunicação, com experiências diferenciadas.
No cenário econômico atual é preciso estar preparado para corresponder às expectativas da sociedade, cujos consumidores se tornaram mais seletivos, mais pesquisadores, querem a atenção das empresas e maior grau de personalização.
Regina Medeiros Amorim
Gestora de Turismo e Economia Criativa. Paraibana, sertaneja, natural de Santa Luzia. Em 1976 mudou-se para a capital paraibana. Viveu em Maceió (Al) de 1989 a 1999. Radicada em João Pessoa desde 2000.
Trabalha no Sebrae da Paraíba. Mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento, Pós-graduada em Gestão e Marketing do Turismo.
* Dama Comendadora do Turismo – Comenda Cruz do Mérito do Turismo – Câmara Brasileira de Cultura. (Outorga de Notáveis da Região Sul em Foz de Iguaçu e demais regiões do Brasil – Foz do Iguaçu-PR, em 14/05/22).
Facebook: https://www.facebook.com/regina.medeirosamorim
E-mail: reginaamorim1256@gmail.com
Edição: Josy Gomes Murta