Um dos mais belos edifícios verdes do mundo é uma vinícola
Shilda Winery é um dos maiores magníficos exemplos de arquitetura verde em todo o mundo
Apenas uma olhada nesta vinícola parecida com um buraco de Hobbit no país da Geórgia e você se apaixonará pela arquitetura verde.
Construída há três anos na região de Kakheti, a vinícola Shilda consiste em três cavernas artificiais que se erguem suavemente do solo, trazendo consigo as fileiras de uvas.
O espaçamento de 2,5 jardas das fileiras de vinhedos se traduz em uma grade listrada que compõe o edifício, expressa por uma série de vigas arqueadas que literalmente levantam o vinhedo do solo.
Sustentabilidade geral
No interior das três casas do outeiro encontram-se uma zona de arrumos, uma sala de provas e adega e um restaurante/bar.
Grande parte do projeto foi conduzido por considerações de sustentabilidade geral.
Por exemplo, as aberturas do edifício estão voltadas para o norte para evitar a maior parte da exposição solar do dia, enquanto a massa do solo ajuda a resfriar o edifício em um nível básico. Isso também mantém naturalmente o vinho armazenado em temperaturas ideais.
Fundada em 2015 entre os castelos e igrejas de Kakheti, a Shilda Winery está situada na principal região de vinicultura da Geórgia e oferece mais de 20 variedades de vinho.
Espaço verde
Todo mundo adora um espaço verde. Não só está cientificamente comprovado que jardins urbanos, bosques e parques aumentam os benefícios para a saúde, reduzindo a depressão e promovendo o bem-estar, como também são imensamente valiosos para a preservação do meio ambiente.
Hortas urbanas e fazendas verticais estão começando a surgir em todo o mundo, já que a ONU prevê que 68% da população mundial viverá em vilas e cidades até 2050. Com a construção de ‘florestas urbanas’ ao redor de Paris, em uma tentativa de diminuir poluição do ar e Cingapura enfrentando a crise alimentar com fazendas de céu e camarões cultivados em laboratório, a tendência está pegando.
Um espetáculo
Quando se trata de arquitetura verde, os resultados são realmente impressionantes. Seja um bloco de apartamentos, escritórios mais verdes, restaurantes ou casas rurais, o que torna um edifício sustentável é um esforço considerável para minimizar o impacto ambiental da estrutura. Isso pode ser feito por meio da eficiência energética, uso de materiais ecologicamente corretos e conscientização sobre o entorno da natureza, com o objetivo de conservar a biodiversidade da área.
Mesmo de uma perspectiva puramente estética, a arquitetura verde é um espetáculo para ser visto.
Um brinde!
Com informações: GNN / Euronews / Business Média Georgia / Gearkult News / Blog – Carpe Vinum Vinhos