Um sonho na ponta dos pés: neta de Fagundense é destaque no Ballet no Rio de Janeiro
Vitória Correia da Silva é filha de Fagundenses – radicada há 37 anos no Rio de Janeiro. Ela é destaque no Ballet no Rio de Janeiro. A garota disciplinada e cheia de determinação se superou dia após dia e transformou-se numa bailarina talentosa.
A sua Mãe, Graça Pereira, filha de José Pereira, conhecido Zé Caricé – foi para o Rio de Janeiro (RJ), em 1983 – onde conheceu seu esposo Marcelo Correia e tiveram três filhos.
Graça, mãe de Vitória conta que sair de Fagundes, uma cidade tranquila do interior da Paraíba e migrar para a cidade Maravilhosa, Rio de Janeiro foi um desafio e tanto. “Passei por muitas dificuldades, mas nunca deixei que as mesmas dificuldades fossem problemas para superar meus sonhos, dos meus filhos, da minha família”.
Vitória: da timidez ao palco
Quando criança Vitória era muito tímida, e tinha muitas dificuldades na escola onde estudava. Na época a professora falou pra sua mãe, que era muito importante para a Vitória, a prática de algum esporte, que poderia contribuir na desenvoltura da menina e consequentemente na superação das dificuldades da vida escolar.
Graça aceitou de imediato a sugestão da professora e não encontrou nenhuma dificuldade de ajustar a vida escolar de Vitória a uma atividade esportiva. Ela já tinha observado que a filha desde muito pequena já mostrava habilidades para a dança e assim foram mãe e filha, de braços dados em busca do sonho do Ballet Clássico.
Primeiros passos
A menina Vitória Correia iniciou apresentações culturais e sociais pela Escola Primeiros Passos. Lá ela fez várias apresentações. Ela também foi aluna no Ensino fundamental – Escola Municipal Miguel de Larreinaga, no Bairro Campo Grande, Rio de Janeiro.
Vitória a cada dia desenvolvia o seu talento, muito disciplinada e determinada foi logo ganhando experiência. A sua presença marcante no palco e a pureza dos seus gestos fizeram com que ela se destacasse dia após dia e foi se transformando numa bailarina talentosa.
Vitória é o orgulho da família
O tempo foi passando e Vitória seguiu se esforçando, treinando e persistiu no seu sonho: um sonho na ponta dos pés. No ano de 2018 ela foi convidada para fazer parte do Centro de Dança e Cultura Graciane Azevedo, Campo Grande (RJ) onde está até hoje e estuda Ballet Clássico, Contemporâneo e Jazz.
Vitória inspira outras meninas da escola. A diretora da Escola Graciane Azevedo declara: “Vitória Correia é destaque aqui na escola e tem uma carreira brilhante a conquistar, uma menina que sabe onde quer chegar e como o voo de Águia, brilhará pelo mundo”.
Os pais, os primeiros fãs de vitória: Marcelo Correia e Graça Pereira não cansam de elogiar a filha: “Vitória é o orgulho da família. E se é para sonhar, não mede esforços, ela quer realizar outro sonho em breve”.
A Vitória Correia quer realizar o sonho de sua mãe levando esperança para as crianças e quer dançar ballet clássico na sua terra natal, Fagundes, a 113 Km de João Pessoa no Estado da Paraíba, conhecida nacionalmente como a Terra da Fé e do Santo Casamenteiro e onde sonha em conhecer a terra de sua mãe pela primeira vez.
Se depender da torcida dos Fagundenses Vitória vai sim realizar não apenas este sonho, mas muitos outros sonhos… Não é a toa que o seu nome é Vitória!
Vitoriosa – Vencedora
Vitória significa “vitória”, “vitoriosa”, “vencedora”. Tem origem no latim victoria, que quer dizer, literalmente, vitória.
Muitos estudiosos o consideram uma variante feminina de Victorius, este derivado de Victor, que em latim significa “vencedor”.
Assim, este nome carrega o sentido de triunfo, sucesso e êxito, compartilhado com as pessoas assim chamadas.
Um sonho na ponta dos pés
Izabel Cristina da Silva
Pesquisadora, Defensora da Floresta, Mobilizadora Social e Cultural. Natural de Fagundes, no Cariri Paraibano. Radicada em Porto Velho – Rondônia, desde 1990. Tem Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Especialização em Política, Estratégia e Soberania sobre a Amazônia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RO), Analista Ambiental pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR-UNESC). Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (IFRO).
Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM). Presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (Rep. AJEB-RO). Comendadora Grão Colar da Educação pela Câmara Brasileira de Cultura – Academia de Ciências e Artes. Técnica na Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho. Coordena eventos científicos e culturais no Estado de Rondônia. Idealizadora das Páginas do Facebook:
De Fagundes para o mundo: https://www.facebook.com/De-Fagundes-para-o-mundo-222824348081663/
De Rondônia para o mundo: https://www.facebook.com/De-Rond%C3%B4nia-para-o-mundo-281616988997066/
Facebook: https://www.facebook.com/izabel.c.dasilva.1
Instagram: https://www.instagram.com/bel_amazonia/
E-mails: izabelcrisrondonia@gmail.com – pedradesantoantonio@gmail.com
Edição: Josy Gomes Murta