Economia Criativa: importante estar atento às inovações que impactam as novas experiências

Por Regina Medeiros Amorim

Com a evolução tecnológica, a cada dia produtos e serviços são substituídos por outros, numa velocidade que, nem sempre podemos acompanhar ou entender para onde o futuro caminha.
Somando a tecnologia ao empreendedorismo criativo e colaborativo, os modelos de negócios passam a ser mais adequados às necessidades dos consumidores, que também se adaptaram às atuais transformações digitais do mercado.

Os negócios criativos e colaborativos permeiam todas as atividades econômicas. Por isso é importante estar atento às inovações que impactam as novas experiências, em um cenário econômico, social, cultural e ambiental. A tecnologia é um dos pilares da economia criativa e colaborativa, onde o valor intangível de bens e serviços circula sem obstáculos e está livre em qualquer país ou continente.

Experiências inusitadas

Como exemplo, cito os negócios da atividade turística, que passam a ter diferencial através das experiências inusitadas com as artes e a cultura, a gastronomia, a história, os saberes e os fazeres de um destino turístico, considerados, portanto, elementos propulsores da criatividade econômica, social e ambiental.

Entretanto, é fundamental que esses negócios do turismo também reflitam no seu planejamento, sobre a longevidade da população. Também é estratégico acompanhar os estudos da biotecnologia, que visam estender a expectativa de vida de homens e mulheres até os 120 anos. Essa será uma realidade que tende a acontecer nas próximas décadas, pois a cada três anos, já ganhamos mais um ano de vida.

Negócio inovador

No cenário atual, alguns profissionais podem utilizar a sua competência, para criar um negócio inovador, como por exemplo, jantar na casa do chef de cozinha, conversar com ele e degustar um prato exclusivo é uma experiência gastronômica completamente diferente, que já acontece em alguns lugares.

Por conta da tecnologia, atualmente os sites de turismo vem diminuindo a necessidade de agentes de viagem, assim como tantas outras profissões não-tecnológicas. Essas mudanças são reais e a velocidade com que ocorrem, não têm precedentes históricos.

Os melhores lugares para se trabalhar serão aqueles que utilizam tempo, atenção, ideias, conhecimento e redes sociais para fazer com a empresa continue a evoluir no mercado, que possa atrair os melhores talentos, que invistam em projetos inovadores e que melhorem a vida de milhões de pessoas.

Empreendedorismo criativo

O empreendedorismo criativo é um fenômeno global e transformador da sociedade. São as micro e pequenas empresas, visionárias e flexíveis, que desafiam os padrões das grandes corporações. Pessoas com criatividade exponencial são inspiradoras, determinadas e verdadeiramente obstinadas, em transformar a realidade de forma positiva e melhorar a sociedade a longo prazo.

Estamos migrando para a quarta revolução industrial, um tempo de gente incansável, com vontade de transformar a sociedade global e escrever uma nova história, a partir do seu conhecimento, suas ideias, sua capacidade de inspirar, em vez de apenas fazer parte dela. Certamente será um novo tempo, rico de oportunidades para os profissionais que não se conformam com a mesmice, que são movidos por desafios, que se preocupam com grandes causas, em vez de perder tempo em busca de poder, bens materiais, ambientes formais, hierárquicos e burocráticos.

Uma das dicas para o empreendedor criativo é desenvolver um produto ou um serviço que os consumidores se identifiquem, algo que as pessoas amem e queiram consumir. É interessante saber qual problema invisível, a sua empresa vai solucionar no mercado. Não tenha medo de ousar e nem de inovar. Quando bate o medo dentro de você, a probabilidade de estar pensando em algo transformador é bastante alta.

Utilize o MVP

Para ter mais segurança da sua ideia, utilize o MVP – produto mínimo viável, um método que valida a construção de um bem ou serviço, com o mínimo possível de recursos, para coletar o máximo de sugestões e aprendizado dos clientes, ou seja, investir em algo que o mercado compra.

De nada adiante ter um bom plano de negócio e adiar a sua execução. Os mercados mudam com uma velocidade incrível e o seu plano de negócios pode ficar obsoleto em pouco tempo, por não acompanhar a evolução dos mercados e o comportamento dos consumidores.


Regina Medeiros Amorim

Gestora de Turismo e Economia Criativa. Paraibana, sertaneja, natural de Santa Luzia. Em 1976 mudou-se para a capital paraibana. Viveu em Maceió (Al) de 1989 a 1999.  Radicada em João Pessoa desde 2000.

Trabalha no Sebrae da Paraíba. Mestre em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento, Pós-graduada em Gestão e Marketing do Turismo. 

*Dama Comendadora do Turismo – Comenda Cruz do Mérito do Turismo – Câmara Brasileira de Cultura. (Outorga de Notáveis da Região Sul em Foz de Iguaçu e demais regiões do Brasil – Foz do Iguaçu-PR, em 14/05/22).

Facebook: https://www.facebook.com/regina.medeirosamorim

E-mail: reginaamorim1256@gmail.com


Edição: Josy Gomes Murta


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