CBC: Escritor Rondoniense recebe honraria da Câmara Brasileira de Cultura em São Paulo
“Reconhecer o mérito de pesquisadores, escritores e demais áreas acadêmicas é acreditar num país melhor através da educação e cultura.” (Dr. Gualter Carrara Júnior – Jornalista/Presidente da CBC)
A Câmara Brasileira de Cultura e Academia de Ciências e Artes entregou neste domingo (07), no Clube Militar da Aeronáutica em São Paulo (SP), uma inédita honraria ao escritor rondoniense prof. Dr. Marquelino Santana.
A distinção foi concedida em reconhecimento à relevante publicação da sua mais recente obra “Crônicas da Pan – Amazônia”, resultado de mais de 15 anos de pesquisa na fronteira Brasil – Bolívia.
Para o Dr. Gualter Carrara Júnior – Jornalista/Presidente da CBC: “Reconhecer o mérito de pesquisadores, escritores e demais áreas acadêmicas é acreditar num país melhor através da educação e cultura.”
O Comendador Carrara chama atenção pela importância desta inédita e valiosa obra literária que já está disponível em E – book no Brasil e no mundo. A relevância em face do autor trazer para o debate uma problemática ambiental que é uma preocupação visível de todos os países, fez com que a CBC decidisse por unanimidade realizar o lançamento do livro Crônicas da Pan – Amazônia num encontro internacional que contará com a presença de reconhecidas autoridades de vários países da América Latina.
Na oportunidade o poeta, cronista, escritor e pesquisador Marquelino Santana fará uma noite de autógrafos com o lançamento do livro no formato físico que está disponível pela Atena Editora de Ponta Grossa no Paraná.
De acordo com a Comendadora Izabel Cristina da Silva, representante da AJEB (Associação das Jornalistas e Escritoras de Rondônia), articuladora nacional e internacional para a Câmara Brasileira de Cultura, a CBC tem contribuído através destes eventos – com o reconhecimento e a valorização de pessoas – seja de diversas áreas, observando a formação acadêmica, os méritos, a contribuição para a sociedade.
“Elevar os escritores, pesquisadores e empresários Rondonienses pela CBC-SP, é promover a cultura e os empreendedores Rondonienses valorizando os Amazônidas pelo Brasil e enaltecendo o nosso maior patrimônio, a Amazônia”, enfatizou a Comendadora Izabel Cristina.
CBC
A Câmara Brasileira de Cultura é uma ONG de nível Nacional, reconhecida nas Américas; do Sul e Central, Caribe, Europa. Representa o universo Acadêmico, por intermédio dos seus Conselhos e Acadêmicos da Academia de Ciências e Artes.
Apoia de forma irrestrita todas as manifestações de arte, desde a Dança, passando pelas Artes Plásticas, até as Artes Cênicas. Estimula a Pesquisa nas áreas Exatas e Humanas. Estabelece intercâmbios Culturais com outros países.
Investe na Criança visando a formação do cidadão e cidadã. Identifica e homenageia personalidades que se destacam no meio Acadêmico, por sua “Ordem do Reconhecimento Social e Cultural”, responsável pela edição da “Cruz de Reconhecimento Social e e Cultural”, reconhecida em toda a América Latina.
Quando outorgada em evento internacional é cunhada no idioma espanhol: “Cruz del Reconocimiento Social y Cultural en las Américas”, dando notoriedade e reconhecimento internacional ao agraciado. A honraria representada por uma Cruz concede o grau de “Comendador” ao laureado. É representada pela Ceres (latim) ou Agripa (grego), que simboliza a Deusa da Fartura ou da Agricultura. Está presente na maioria das moedas e papéis moeda do mundo, inclusive no “Real”. Desenvolve pesquisas em genealogia e heráldica.
Homenageia empresas que se destacam em seus segmentos, premiando-as com Troféus e respectivos Diplomas de Reconhecimento nas áreas; Comercial e Responsabilidade Social e Ambiental.
No âmbito Acadêmico, reconhece profissionais de todas as áreas pertinentes ao universo das Ciências Exatas e Humanas.
Por Josy Gomes Murta, da Redação do Conexão Boas Notícias
Parabenizamos nosso Ilustre Confrade da AIAP Brasil , Marquelino Santana, êxito na sua jornada Literária, felicitações.
Tatiana Azevedo
Presidente AIAP BRASIL