Primeiro estudo para mostrar cães choram ‘lágrimas de felicidade’ quando se reúnem com seus donos

Os cães choram “lágrimas de felicidade” quando seus donos chegam em casa, de acordo com um estudo inspirado por um cientista cujo próprio filhote enchia de alegria sempre que se reuniam.

É bem sabido que os cães têm canais lacrimais projetados para remover a sujeira de seus olhos, mas o processo nunca havia sido associado à emoção – até agora.

O professor Takefumi Kikusui decidiu investigar depois que seu poodle teve filhotes e notou que o rosto do cachorro mudou quando ele amamentou os bebês. Tinha lágrimas nos olhos.

A ocitocina é conhecida como o “hormônio do amor” materno e ele sabia, por observações anteriores, que a oxitocina é liberada em ambos os cães e seus donos durante as interações. Então, ele decidiu fazer um experimento para ver se isso levava os cães às lágrimas.

Teste padrão

O Prof. Kikusui, da Universidade de Azabu no Japão, usou um teste padrão para medir o volume de lágrima basal dos cães antes de se reunir com seus donos. Eles descobriram que o volume realmente aumentou 10% quando os animais voltaram a se reunir com seu humano favorito. Não aumentava quando era uma pessoa que eles não conheciam bem.

Quando eles adicionaram oxitocina aos olhos dos cães, o volume das lágrimas também aumentou. Essa descoberta apoia a ideia de que a liberação de oxitocina desempenha um papel na produção de lágrimas quando os cães e seus donos voltam a ficar juntos.

“Nós nunca tínhamos ouvido falar da descoberta de que os animais derramam lágrimas em situações alegres, como se reunir com seus donos, e estávamos todos animados que isso seria o primeiro do mundo!” disse Kikusui, cujo estudo foi publicado esta semana na revista Current Biology.

Força motriz evolutiva

A equipe japonesa ainda não testou se os cães produzem lágrimas em resposta a emoções negativas. Eles também estão se perguntando se os cães choram quando se reúnem com outros cães.

Por enquanto, eles dizem que parece ter implicações claras para o vínculo cão-humano. Eles postularam que talvez houvesse uma força motriz evolutiva por trás do processo, porque os cães com lágrimas nos olhos podem forjar uma conexão mais forte entre as pessoas e seus cães – uma relação que remonta a dezenas de milhares de anos.

“É possível que os cães que apresentam olhos lacrimejantes durante a interação com o dono sejam mais cuidados pelo dono”, diz Kikusui.


Com informações: GNN

Edição: Josy Gomes Murta

Leia e Compartilhe boas notícias com amigos nas redes sociais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.