Mikéliton: paraibano é um dos artistas convidados pela Rede Amazônica – 100 anos do Rádio no Brasil

 Por Izabel Cristina da Silva

Em 2022 a ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) criou o concurso Mostra Rádio em Movimento, comemorando o centenário do rádio no Brasil e a Semana de Arte Moderna. Cada Estado da Federação recebeu 3 rádios modelo capelinha e escolheu 3 artistas para pintá-los.

“As duas datas mudaram para sempre a história e a cultura do nosso país. É o rádio através do tempo e a arte através do rádio.” (Flávio Lara Resende – Presidente da ABERT).

Em Rondônia

Mikéliton Alves é um dos artistas convidados pela Rede Amazônica para dar vida ao rádio que mais representa o estado de Rondônia. Sua obra Epopeia Rondônia estará disponível para votação online do dia 05 à 25 de setembro, no site da ABERT. Cada finalista estadual terá sua obra exposta no Museu Nacional de Brasília, durante o 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão.

“Meu rádio está repleto de significados, mas na sua essência ele homenageia pessoas, pois são os seres humanos que fazem a história e o desenvolvimento de uma nação, de um estado e de uma cidade. Conto a história da “Terra do Eldorado”, como Rondônia normalmente é chamado, onde pessoas de todo o país desbravaram estas terras e em plena floresta, enfrentando sol, chuva, lama e feras, construíram suas vidas. Uma verdadeira Epopeia e esses destemidos pioneiros merecem ser homenageados.” (Mikéliton Alves)

Para conhecer a obra do artista acesse:

https://mikeliton.com/mostraradioemmovimento/

No site você ainda poderá baixar gratuitamente: pôsteres; desenhos para colorir; gifs; figurinhas para whatsapp e wallpapers valorizando a cultura rondoniense.

O artista

Mikéliton Alves. Autodidata, natural de São Mamede, sertão paraibano e residindo em Porto Velho (RO) desde 2009. Iniciou sua atividade nas artes em 1998, na cidade de João Pessoa na Paraíba. Sua primeira pintura intitulada: “Pão Nosso de Cada Dia”, adquirida pelo Jornalista Luiz Augusto Crispim, então Secretário de Educação do Estado. A sua segunda pintura: “As Três Marias do Sertão”, adquirida pelo Dr. Paulo Barreto, então Superintendente da LOTEP.

Amante das viagens e da natureza, assim como da pintura, desde 2006 o artista se dedica a viajar pelo Norte do Brasil retratando com seu estilo original, a vida urbana, rural e ribeirinha da Amazônia brasileira.

Mikéliton já residiu e criou coleções sobre as cidades de Boa Vista (RR), Rio Branco (AC), Palmas (TO) e Porto Velho (RO), onde decidiu morar em meio a natureza e desenvolver o seu estilo. Sua filosofia de trabalho é tornar suas pinturas e ilustrações ferramentas de resgate e ressignificação dos valores amazônicos. Atualmente realiza exposições individuais de pintura, ilustrações digitais e projetos artísticos para empresas e instituições do país e do exterior.

“O trabalho de Mikéliton é de fato diferenciado, ele consegue unir por meio de seus traços marcantes e característicos, as cores, os elementos da natureza e o mais importante: a percepção das pessoas sobre o ambiente. Nos sentimos orgulhosos de desenvolver nossos trabalhos junto a este grande artista.” (Marcelo Ferronato -Engenheiro Florestal e presidente da ONG Ecoporé)

“Como compromisso social, sempre realiza oficinas gratuitas para a comunidade. Seu estilo original exalta a vida dos estados do Norte, valorizando profundamente a regionalidade amazônica.” (Dr. Viriato Moura Médico, escritor, poeta e artista visual).

Rádio

O rádio nasceu no Brasil, oficialmente, em 7 de setembro de 1922, nas comemorações do centenário da Independência do país, com a transmissão, à distância e sem fios, da fala do presidente Epitácio Pessoa na inauguração da radiotelefonia brasileira.

Mikéliton: paraibano é um dos artistas convidados pela Rede Amazônica – 100 anos do Rádio no Brasil. Foto: Divulgação

Izabel Cristina da Silva

Pesquisadora, Defensora da Floresta, Mobilizadora Social e Cultural. Natural de Fagundes, no Cariri Paraibano. Radicada em Porto Velho – Rondônia, desde 1990. Tem Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Especialização em Política, Estratégia e Soberania sobre a Amazônia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RO), Analista Ambiental pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR-UNESC). Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (IFRO).

Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM). Presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (Rep. AJEB-RO). Comendadora Grão Colar da Educação pela Câmara Brasileira de Cultura – Academia de Ciências e Artes. Técnica na Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho. Coordena eventos científicos e culturais no Estado de Rondônia. Idealizadora das Páginas do Facebook:

De Fagundes para o mundo: https://www.facebook.com/De-Fagundes-para-o-mundo-222824348081663/

De Rondônia para o mundo: https://www.facebook.com/De-Rond%C3%B4nia-para-o-mundo-281616988997066/

Facebook: https://www.facebook.com/izabel.c.dasilva.1

Instagram: https://www.instagram.com/bel_amazonia/

E-mails: izabelcrisrondonia@gmail.com – pedradesantoantonio@gmail.com


Edição: Josy Gomes Murta


Leia e Compartilhe boas notícias com amigos nas redes sociais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.