Festival Paraibano de Coros 2022 terá participação de 50 grupos
Um dos mais importantes eventos de canto de coro do Brasil. Retorna ao formato presencial após dois anos
A 20ª edição do Festival Paraibano de Coros (Fepac) será realizada de 2 a 6 de novembro de 2022, na Fundação Espaço Cultural (Funesc), em João Pessoa. O evento, promovido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com a Fundação Espaço Cultural (Funesc), terá a participação de 50 grupos representando 10 estados brasileiros, incluindo a Paraíba.
A abertura oficial do Festival vai ocorrer no dia 1º de novembro, a partir das 19h, na Igreja de São Francisco, na capital paraibana, com apresentações da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, dos corais universitários da UFPB e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e presença do maestro americano José ‘Peppie’ Calvar, professor da Universidade de Syracuse, nos Estados Unidos.
Entre os dias 2 e 6 de novembro, haverá apresentações de grupos dos estados de Alagoas, Ceará, Goiás, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe, entre corais infantis, adultos e da melhor idade. Em todas as noites, o evento será aberto com a participação de um grupo musical, a exemplo da Orquestra Armorial do Colégio Marista de João Pessoa, que se apresentará na primeira noite.
Nos dias 4 e 5, haverá ainda, como parte da programação do Fepac, a Convenção Regional da Associação Brasileira de Coros – ABRACO, ocasião em que o maestro americano Peppie vai ministrar a oficina ‘Metodologia da Regência Coral’.
Objetivo
Ao completar duas décadas de existência, o Festival está consolidado como um dos mais importantes eventos de canto de coro do Brasil, na avaliação do maestro e coordenador do Fepac, professor Eduardo Nóbrega.
“O objetivo do festival, quando foi criado, foi de reativar esse movimento cultural vocal na Paraíba, que passou para outro patamar, com a criação de novos corais no estado. Então a UFPB está resgatando esse movimento cultural, que é muito democrático, porque todo mundo pode cantar”.
O maestro da UFPB salientou ainda que o Festival movimenta a cena cultura na cidade, trazendo visitantes de todo o Brasil, dando visibilidade aos grupos que se apresentam e divulgando a própria Paraíba em nível nacional e internacional.
O Fepac 2022 vai homenagear a cantora e professora de técnica vocal Fátima França, que faleceu no início deste ano. Casada com o professor do Departamento de Música (Demus/UFPB) Carlos Anísio Oliveira, ela foi professora substituta do mesmo departamento. Mais informações no site do evento.
Com informações: Ascom-UFPB
Edição: Josy Gomes Murta