Turma da Mônica lança livro sobre personagem inédito com nanismo
A Maurício de Sousa Produções anunciou o lançamento do livro ‘Meu Amigo Com Nanismo’, que introduzirá pela primeira vez um personagem com nanismo no universo de Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali.
Os quadrinhos serão lançados nesta terça-feira (25 de outubro). Dia Nacional do Combate ao Preconceito às Pessoas com Nanismo.
O novo personagem é baseado em um menino real: Bernardo, de 8 anos de idade, que vive em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Ele tem acondroplasia, a forma mais comum de nanismo.
O livro vai contar a história de Bernardo na Escola Limoeiro, onde estudam Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão. De acordo com a sinopse do livro, as crianças devem começar a estranhar a criança porque ela tem baixa estatura. Contudo, o menino conta sua história e mostra como o preconceito não é o caminho.
“Temos que nos esforçar para mostrar para a sociedade que as pessoas com nanismo têm o direito de viver uma vida normal, e que o papel de todos é contribuir para que isso ocorra de uma maneira natural, sem preconceito. Então, a ‘Turma da Mônica’ levar conhecimento às crianças é um sonho realizado”, afirma a mãe de Bernardo, Flávia Berti Hoffmann.
Nanismo é o nome dado a uma série de condições que fazem com que a pessoa tenha uma estatura até 140 centímetros. Uma a cada 15 mil pessoas possuem algum tipo de nanismo. As pessoas com nanismo são reconhecidas como pessoas com deficiência através do Decreto nº 5.296, publicado no ano de 2004.
“Antigamente, quem tinha uma criança com deficiência não saía de casa. Assim, o preconceito que está dentro de casa vai para a sociedade. Buscamos o empoderamento dos pais sobre a capacidade de seus filhos de lidarem com as situações e o preconceito ao longo da vida”, explica Juliana Yamin, presidente do INN (Instituto Nacional de Nanismo).
Com informações: Hypeness
Edição: Josy Gomes Murta