Festuris Gramado: um excelente exemplo de como fazer um evento integrado, com seus atributos criativos
Por Regina Medeiros Amorim
Estive em Gramado (RS), recentemente, coordenando a caravana SEBRAE de lideranças do Brejo paraibano, para visitarem o Festival de Turismo de Gramado – FESTURIS, que aconteceu nos dias 4 e 5 de novembro, no Serra Park, o Centro de Feiras e Eventos. Na oportunidade, foi imprescindível sentir a cidade, como um lugar que gera curiosidade, imaginação e criatividade para os que a visitam.
Foi uma viagem com o olhar de vivenciar, observar, refletir e comprovar que, as cidades precisam criar condições para as pessoas pensarem, planejarem e agirem com imaginação. Em qualquer território, a criatividade está presente nos artistas, nos segmentos da economia criativa, mas também nos inovadores sociais e nos gestores públicos interessados em resolver problemas, estimular o empreendedorismo local e inovar de maneira incomum.
Excelente exemplo
O Festival de Turismo de Gramado também foi um excelente exemplo de como ingressar em um novo tempo dos negócios, de como fazer um evento integrado, com seus atributos criativos e o modo como seus habitantes e empresários valorizam as pessoas, características que desejamos para as cidades e regiões em que vivemos.
Com a temática “Ressignificando o Turismo”, o meeting FESTURIS destacou o poder transformador do turismo como ferramenta de transformação das pessoas e da economia. Foi exemplo de empreendedorismo a história do Clóvis Tramontina com a sua paixão, força e coragem pelo que faz e que encantou os participantes. A força da marca e do branding que impulsionam o desenvolvimento do turismo mais competitivo dos destinos, bem como a sustentabilidade, acessibilidade e inclusão, como desafios fundamentais para acolher a diversidade humana, foram alguns dos temas da gestão do conhecimento, na programação do evento.
Encontro de investidores
Na avaliação dos prefeitos e prefeitas que participaram dessa viagem de imersão, foi consenso a importância de se elaborar e executar o planejamento municipal de turismo, com projetos inovadores e prioritários. Também estão entre as prioridades a realização de um encontro de investidores para viabilizar os projetos de parques temáticos, centros de cultura e equipamentos turísticos nos municípios da região paraibana do Brejo, para potencializar projetos sustentáveis que favoreçam a melhoria da infraestrutura turística dos municípios.
Nos tempos atuais é prioridade combinar cultura e criatividade para reinventar as cidades. O papel do setor público é colaborar com as organizações comunitárias e as empresas privadas, para alcançarem vantagem estratégica e competitividade.
A economia baseada na criatividade e na inovação possibilita a mudança econômica, social, cultural e ambiental, que gera riqueza, aprendizado e demanda por novos tipos de serviços, além de estimular uma inteligência coletiva pelo fácil acesso ao conhecimento.
Importante preservar nas cidades…
Importante preservar nas cidades, a acessibilidade das calçadas e dos atrativos turísticos, o padrão das ruas e bairros, as construções e o casario histórico que são ícones representativos e simbólicos dos lugares.
Para Gramado ser referência como um dos destinos turísticos mais procurados, não precisou destruir a sua arquitetura urbana de origem germânica. A cultura trazida pelos imigrantes que colonizaram a região é perceptível por meio da culinária, festas típicas e arquitetura. A comunidade, empresários e a gestão pública de Gramado, sabiamente souberam preservar a sua memória afetiva, como diferencial turístico.
Todas as cidades também têm suas histórias afetivas e únicas que precisam ser pesquisadas e contadas aos alunos das escolas públicas, gerando pertencimento da comunidade e sustentabilidade. A cultura local também é uma força potencialmente libertadora, que diferencia os destinos turísticos e gera experiências.
“Poder de atração”
Cada cidade tem a sua cultura e suas tradições estão vivas, que absorvem novas ideias e aumentam o seu “poder de atração” para diferentes públicos: investidores, turistas, imobiliárias e a classe criativa.
As cidades precisam desenvolver a sua capacidade de identificar, apoiar, promover e mobilizar seus recursos criativos, a partir de uma consciência coletiva entre o poder público, a iniciativa privada e a comunidade, que a estimule a acontecer, trazendo bem-estar para todos.
Regina Medeiros Amorim