Observatório Nacional abre inscrições para Programas de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI
O Observatório Nacional – unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (ON/MCTI) – abriu inscrições para participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq).
De acordo com o Edital de Seleção PIBIC e PIBITI, Nº 02-2022, as bolsas abrangem novas candidaturas de alunos de graduação em Astronomia, Geofísica, Geologia, Física, Engenharias e áreas afins. Serão aceitas também inscrições de voluntárias e voluntários (sem remuneração).
As inscrições devem ser realizadas pelo potencial orientador de 05 de dezembro de 2022 a 19 de janeiro de 2023 neste endereço. A vigência dos programas de Iniciação Científica vai de 01 de fevereiro de 2023 a 31 de agosto de 2023 – totalizando sete meses e com possibilidade de renovação. O valor para bolsista é de R$ 400 por mês. No caso do PIBIC, são 10 vagas para bolsistas e no caso do PIBITI 03 vagas bolsistas, com um total de 10 voluntários.
Objetivos
Os programas de iniciação científica têm como objetivos despertar a vocação científica e tecnológica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação, proporcionando o aprendizado de técnicas e métodos de pesquisa e estimulando o desenvolvimento do pensamento científico e tecnológico e da criatividade. No caso do PIBITI, em particular, o programa visa contribuir para a formação e inserção de estudantes em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.
Os programas PIBIC e PIBITI são para desenvolvimento de pesquisas nas áreas de Astronomia, Astrofísica e Geofísica. Mas são elegíveis os candidatos das áreas de Geologia, Física e áreas afins. Tendo em vista os programas PIBIC/PIBITI serem presenciais, conforme orientação do CNPq, serão aceitos alunos de universidades públicas e privadas da capital do Rio de Janeiro e cidades do entorno.
Orientador
O orientador é o responsável pela submissão de candidaturas e renovações, que devem ser feitas exclusivamente em formulário que consta na página dos Programas em Submissão de Candidaturas, preenchido e encaminhado para pibic@on.br.
Somente orientadores credenciados de acordo com o Regimento Interno, poderão orientar estudantes, em especial aqueles que atuem nos Programas de Pós-Graduação do Observatório Nacional, devendo ser previamente credenciado como orientador no PIBIC ou PIBITI.
Candidatos interessados
Os candidatos interessados em concorrer às bolsas de Iniciação Científica, devem estar regularmente matriculados em curso de graduação na capital do Rio de Janeiro ou cidades do entorno e apresentar bom desempenho acadêmico, comprovado pelo histórico ou boletim escolar. Além disso, não podem ter vínculo empregatício e precisam dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa, entre outros requisitos disponíveis no item 3.2 do edital.
Preferencialmente
Os projetos de pesquisa devem, preferencialmente, apresentar grau de aderência a uma das Áreas Prioritárias do MCTI, entre as quais se incluem, projetos de pesquisa básica, humanidades e ciências sociais que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico.
Para classificação dos trabalhos, serão avaliados: histórico escolar do aluno – em especial seu coeficiente de rendimento – e o mérito científico do projeto de pesquisa
O processo seletivo é constituído de duas etapas. A primeira é a pré-seleção por parte do Comitê Institucional interno e a segunda é a seleção final das candidaturas por parte do Comitê, que terá a última palavra na avaliação, produzindo a lista de classificação de aprovados, por ordem de prioridade.
Cronograma do processo:
Em caso de dúvidas, escreva para: pibic@on.br
Com informações: Observatório Nacional