Bloco Infantil Boto Curumim: cultura, identidade e tradição
Por Izabel Cristina da Silva
Uma iniciativa independente. O Bloco Infantil Boto Curumim é mais que um bloco – é uma identidade cultural onde fomentamos a cultura de Porto Velho através da Associação Instituto Babaçu da Amazônia – AIBA, que desde 2019 vem realizando esta iniciativa promovendo a essência do patrimônio natural e cultural do Portovelhense.
Para incentivar a cultura de um povo – precisamos proporcionar desde a infância o pertencimento junto com população – possibilitando um movimento Cultural com as crianças e as famílias.
Este ano resolvemos ampliar a nossa parceria e convidamos as famílias Mendonça e Brasil representado pelo Sr. Edvan Mendonça Brasil – conhecido por Sr. Bambam, que fala da sua memória afetiva sobre a sua infância no bairro dos Arigós, que na época era conhecido pelos Portovelhenses, os migrantes nordestinos que chegaram por aqui e vieram construir a nossa cidade, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e fazem parte da nossa cultura. Tantas e tantas histórias afetivas do grandioso Bairro Arigolândia, mencionou o Sr. Bambam.
Festeiro e apaixonado por Carnaval o Sr. Bambam foi idealizador de várias festas no bairro até os dias de hoje. Idealizador da tradicional Escola de Samba Castanheira. Ele resolveu realizar um bloco exclusivo para as famílias do Bairro Arigolândia, o Chupa Mais Não Baba.
Com o propósito de inovar e incentivar os foliões da nossa capital convidei o Sr. Bambam para ser o padrinho do Bloco Boto Curumim. Ele prontamente aceitou o meu convite.
“Lendária Castanheira”
Para a Jornalista Jussara Gottlieb, o Bairro Arigolândia é marcado pela sua chegada em Rondônia há mais de 50 anos. “Só tenho memórias incríveis desse estado que me acolheu e do bairro onde moro até hoje”.
Ao comentar sobre a sua escolha de residir no bairro histórico Arigolândia – ela destaca que foi uma escolha acertada – e há 50 anos acompanha tudo que acontece. Hoje essa trajetória motiva seus netos a conhecerem melhor a história dos Arigós que motivaram o nome do bairro. Fala sobre a linda igreja do Perpétuo Socorro vista e admirada do Rio Madeira de onde todos que passam fazem suas orações. Enfatiza sobre a “Lendária Castanheira”, árvore centenária hoje tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ressalta que a sua imagem gigantesca inspirou o bloco e depois a Escola de Samba da Castanheira – que reunia moradores do bairro em desfiles inesquecíveis dos quais ela fez parte, tudo remete a um amor pelo bairro – que faz parte da sua história.
Gratidão
Importante deixar aqui registrado a gratidão da jornalista pelos amigos, por toda sua trajetória que começou no Projeto Rondon e agora invade sua história de vida e seu coração – com filhos e netos nascidos em Rondônia. De um Porto Alegre para um Porto Velho, uma história de vida permeada pela gratidão e amor a essa terra de Rondônia.
Agradecimento aos patrocinadores do bloco e o apoio da comunidade local, das famílias que fazem parte do Bairro Arigolândia, que é um marco cultural, gastronômico e turístico de nossa grandiosa Porto Velho. Viva a cultura dos Portovelhenses!
Bloco Boto Curumim
Os abadás estão disponíveis para os foliões de 2 a 14 anos.
Tamanhos: P – M – G – GG
Data: Neste domingo, 19 de fevereiro de 2023.
Horário da Concentração: 15 hs.
Local: na “Lendária Castanheira” – próximo do Estádio Aluízio Ferreira – Porto Velho – Rondônia
*Distribuição de Ervas Medicinais – Corama e suas utilidades e ainda teremos brindes especiais para os foliões mirins.
Izabel Cristina da Silva
Pesquisadora, Defensora da Floresta, Mobilizadora Social e Cultural. Natural de Fagundes, no Cariri Paraibano. Radicada em Porto Velho – Rondônia, desde 1990. Tem Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Especialização em Política, Estratégia e Soberania sobre a Amazônia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RO), Analista Ambiental pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR-UNESC). Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (IFRO).
Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM). Presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (Rep. AJEB-RO). Comendadora Grão Colar da Educação pela Câmara Brasileira de Cultura – Academia de Ciências e Artes. Técnica na Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho. Coordena eventos científicos e culturais no Estado de Rondônia. Idealizadora das Páginas do Facebook:
De Fagundes para o mundo: https://www.facebook.com/De-Fagundes-para-o-mundo-222824348081663/
De Rondônia para o mundo: https://www.facebook.com/De-Rond%C3%B4nia-para-o-mundo-281616988997066/
Facebook: https://www.facebook.com/izabel.c.dasilva.1
Instagram: https://www.instagram.com/bel_amazonia/
E-mails: izabelcrisrondonia@gmail.com – pedradesantoantonio@gmail.com
Edição: Josy Gomes Murta