Campina Grande é terceira cidade mais inovadora do Brasil, aponta ICE 2023
No Norte e Nordeste, Campina Grande está em primeiro lugar, sendo a única cidade do Norte e Nordeste a entrar no Top 10
A cidade de Campina Grande é a terceira mais inovadora do Brasil, de acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023, que analisa e compara ecossistemas empreendedores, criado pela Endeavor e produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e divulgado na segunda-feira (27).
A pesquisa avaliou o desenvolvimento da atividade empreendedora das 101 cidades mais populosas do Brasil, levando em consideração sete determinantes para o crescimento de um negócio: Ambiente regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso a capital, Inovação, Capital humano e Cultura empreendedora.
No quesito Inovação, Campina Grande está entre as três cidades das cidades mais inovadoras do Brasil. No Norte e Nordeste, Campina Grande está em primeiro lugar, sendo a única cidade do Norte e Nordeste a entrar no Top 10. João Pessoa está na 37ª posição.
O destaque de Campina Grande…
A categoria leva em consideração a Proporção de Mestres e Doutores em C&T (ciências, tecnologia, engenharias e matemática); proporção de Funcionários em C&T; Média de Investimentos do BNDES e FINEP; Infraestrutura Tecnológica, que remete à presença de parque tecnológico na cidade; Contratos de Concessão, que se pauta no percentual de contratos de propriedade intelectual depositados por empresa.
Para a diretora técnica da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), professora Dra. Nadja Oliveira, o destaque de Campina Grande é resultado de uma concentração de esforços e trabalho colaborativo do Ecossistema de Inovação local. “Atores como universidades, institutos de pesquisa e fomento, empresas de base tecnológica, startups, incubadoras, Sistema S e governo têm trabalhado incansavelmente, buscando fazer da inovação e da tecnologia um meio concreto de geração de desenvolvimento econômico e impacto social”, disse a diretora.
Top 10 cidades mais inovadoras do Brasil
1. Florianópolis (SC)
2. Limeira (SP)
3. Campina Grande (PB)
4. Campinas (SP)
5. São Paulo (SP)
6. Caxias do Sul (RS)
7. Joinville (SC)
8. Blumenau (SC)
9. São José dos Campos (SP)
10. Curitiba (PR)
Com informações: G1