Salas cheias de plantas podem nos proteger de resfriados e gripes ao desinfetar o ar, revela estudo

Ao absorver a luz solar, as plantas produzem um bioquímico que é comum entre os kits de primeiros socorros domésticos – peróxido de hidrogênio


As plantas são parceiras bem estabelecidas que, quando trazidas para dentro de casa, podem ajudar a aliviar o estresse e purificar o ar, valendo a pena a rega constante.

No entanto, um novo estudo da Austrália descobriu que suas propriedades benéficas ainda não foram totalmente estabelecidas, pois pode ser que nossos irmãos folhosos tenham o poder de remover vírus que causam gripes e resfriados do ar.

No momento, os autores estão chamando isso de prova de conceito e não devem ser considerados como uma confirmação de causalidade, mas suas descobertas são bastante convincentes.

O peróxido de hidrogênio foi encontrado concentrado no vapor d’água emergindo das folhas das plantas da casa, que, se ligado ao vapor d’água flutuante contendo um vírus da gripe, poderia muito bem sanitizá-lo.

__________

“Este é um estudo de prova de conceito muito bom sobre se as plantas podem ajudar a desinfetar o ar”, disse Kristian Dubrawski, da Universidade de Victoria.

__________ 

“Nossos resultados têm implicações potencialmente importantes para o papel da limpeza atmosférica mediada por plantas, mudanças climáticas e qualidade do ar urbano e interno”.

Os autores detalham em sua introdução que o mecanismo para o peróxido de hidrogênio deixar as plantas através da transpiração não é bem compreendido. A maior parte da água que as plantas obtêm é usada no processo de fotossíntese, durante o qual sai pelas folhas como vapor de água.

Salas cheias de plantas podem nos proteger de resfriados e gripes ao desinfetar o ar, revela estudo. Foto: reprodução – Divulgação – Conexão Boas Notícias

Eles detalham ainda que isso não tem relevância apenas para quem gosta de um pouco de natureza em seu apartamento, mas para a discussão do clima como um todo, já que quase todas as plantas transpiram, a maioria das plantas da Terra contribui para as concentrações de peróxido de hidrogênio no atmosfera.

Surpreendentemente

“Neste estudo, relatamos as primeiras descobertas da produção de peróxido de hidrogênio via vapor de água transpirado [exalado] e mostramos que, surpreendentemente, todas as plantas que transpiram provavelmente contribuem para as concentrações locais e, portanto, globais de peróxido de hidrogênio atmosférico”, escrevem eles .

“A produção de hidrogênio pelas plantas pode ter implicações na qualidade do ar interno (como hospitais); regiões de alta densidade (como megacidades) e regiões rurais impactadas por incêndios florestais. Nosso trabalho envolve ainda mais as plantas como uma solução baseada na natureza viável para a melhoria da qualidade do ar e para a defesa contra surtos patogênicos de doenças infecciosas”.

Salas cheias de plantas podem nos proteger de resfriados e gripes ao desinfetar o ar, revela estudo. Crédito – Lydia Mailloux | Reprodução – Divulgação – Conexão Boas Notícias

Com informações: GNN

Edição: Josy Gomes Murta

Leia e Compartilhe boas notícias com amigos nas redes sociais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.