Ranking das capitais mais seguras do Brasil 2023
O estudo baseia-se nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde
A cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, é considerada a capital mais segura do país, conforme apontado no ranking do anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©. O estudo baseia-se nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde.
O índice de segurança de cada cidade do ranking é determinado pelo cálculo da taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes. Esta métrica, mundialmente utilizada como parâmetro de comparação entre cidades e países, foi calculada pelo Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil© – por meio da análise e tratamento estatístico de uma base de 1,5 milhão de registros de óbitos ocorridos em 2022 em todos os municípios do Brasil.
No top 3 do ranking das capitais estão Florianópolis (SC), com taxa de 9,5 assassinatos a cada 100 mil habitantes; São Paulo (SP), com 13,0; e Brasília (DF), com 14,2.
Acesse aqui a versão completa do relatório do anuário 2023 Cidades mais Seguras do Brasil©. Abaixo você pode conferir somente o recorte do ranking das capitais brasileiras e os benefícios de morar em cada uma delas.
1. Florianópolis – SC
A capital-ilha registrou o menor índice de ocorrências de homicídios entre as capitais brasileiras com 9,5 homicídios a cada 100 mil habitantes. A cidade também ficou em 4º lugar no ranking de segurança das cidades entre 500 mil e 1 milhão de habitantes. É em Santa Catarina também que está localizada a cidade mais segura do Brasil no ranking geral.
A ilha do silício, como é conhecida, possui forte atividade econômica em torno da inovação e da tecnologia, sendo berço de diversas startups. Para além disso, a cidade é dona de paisagens de tirar o fôlego, o que movimenta o turismo especialmente na época de verão.
Santa Catarina é lider entre os estados mais seguros do Brasil. Veja o ranking completo.
2. São Paulo – SP
A maior cidade da América Latina ocupa o 2º lugar nas capitais brasileiras mais seguras. Com seus 12 milhões de habitantes, a taxa de assassinatos é de 13,0 casos para cada 100 mil habitantes. A cidade, que conta com mais de 90 bairros, tem diversos locais considerados seguros, como a Vila Mariana, Mooca, e Moema.
Morar em uma cidade cosmopolita como São Paulo apresenta diversos benefícios, como o acesso à educação de qualidade, além da disponibilidade de eventos culturais e lazer urbano.
3. Brasília – DF
A capital do Brasil ocupa o terceiro lugar do ranking das capitais mais seguras com apenas 14,2 ocorrências de morte a cada 100 mil habitantes. Considerando apenas as cidades brasileiras com mais de 1 milhão de habitantes, Brasília está em 4º lugar, a frente de Campinas (SP).
A cidade planejada abriga a sede das esferas legislativa, executiva e judiciária do governo federal e por isso sua segurança pública é reforçada. Além disso, segundo alguns levantamentos, Brasília registra crescimento expressivo de sua riqueza nos últimos anos.
4. Cuiabá – MT
O estado do Mato Grosso é reconhecido nacionalmente como referência na pecuária e produção agrícola. Apesar de a capital em si não contar com essa característica, a cidade concentra a riqueza do estado, o que reflete na qualidade de vida do local.
Uma prova disso é que em 2022 a cidade entrou no ranking das 10 melhores cidades do Brasil de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), realizado pela ONU, ocupando o 9º lugar.
5. Campo Grande – MS
A capital do Mato Grosso do Sul é reconhecida pela sua atividade econômica acelerada a nível nacional. A geração de empregos na cidade está a todo vapor, atraindo trabalhadores de todo país, o que melhora a economia local.
Em 2021 a capital chegou a ser eleita como a mais segura de acordo com o levantamento Connected Smart Cities.
6. Goiânia – GO
A capital goiana ocupa a sexta posição dentre as capitais brasileiras mais seguras, segundo o Anuário 2023 “Cidades Mais Seguras do Brasil”. A taxa de Goiânia é de 21,5, menor que a média nacional de 24,9 óbitos violentos a cada 100 mil habitantes.
Goiânia é uma boa cidade para aqueles que desejam contato com a natureza. Isso porque parques verdes não faltam por lá. Além disso, a capital ganhou o título de mais verde, já que conta com a maior quantidade de metros quadrados de árvore por habitante.
7. Belém – PA
A capital do Pará ocupa o sétimo lugar no ranking geral de segurança e o primeiro lugar nas regiões norte e nordeste do país. Com taxa de 23,1 ocorrências a cada 100 mil habitantes, Belém é considerada uma metrópole segura para morar.
Santa Maria de Belém do Grão Pará (ou só Belém), é uma cidade cosmopolita e bastante desenvolvida na região norte. Ela é considerada o polo de saúde da região. A economia baseada em indústrias e mineração atrai também turistas pela diversidade e beleza de suas paisagens.
8. Belo Horizonte – MG
O oitavo lugar do ranking é a capital de Minas Gerais. Belo Horizonte possui taxa média de 24,5 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A sexta capital mais populosa do país, com mais de 2,3 milhões de habitantes também é considerada segura.
Para quem deseja se mudar para a capital mineira, saiba que ela também possui qualidade de vida elevada. É isso que prova o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade que ficou em 0,810. O indicador varia de zero a um.
9. João Pessoa – PB
A capital mais segura da região nordeste está no estado da Paraíba. João Pessoa é considerada uma cidade tranquila e com uma boa qualidade de vida entre as capitais brasileiras.
A economia da cidade é baseada no turismo litorâneo durante o ano inteiro e na atividade industrial da região metropolitana. O PIB da cidade representou 31% do total do PIB do estado em 2018.
10. Rio Branco – AC
A capital do Acre possui quase metade do total de habitantes do estado. Mesmo assim, a cidade se constitui como uma das capitais mais seguras do país. Imersa no bioma Amazônico, a economia da cidade está estruturada no extrativismo florestal.
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) na capital é considerado alto, com 0,727, indo de zero a um.
Estudo e Metodologia
O Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil© é um estudo que visa analisar o nível de segurança das cidades brasileiras, voltado para o público que deseja escolher uma cidade para morar. A metodologia utiliza os dados de homicídios, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, e as informações de cada município, divulgadadas pelo Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com informações: Myside